05 – Sobre uma notável professora de odontopediatria – Marília Gerhardt de Oliveira

“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol”.

Pablo Picasso

Cheguei à PUCRS, recém graduada em Odontologia pela UFRGS, em 1982, sob a orientação do Radiologista Prof. Dr. Icléo Faria de Souza.

Cursei Especialização e Mestrado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial(faria meu Doutorado – Estomatologia Clínica em 1992).

Uma vez defendida a Dissertação de Mestrado, fui contratada para ministrar aulas de Anatomia de Cabeça e Pescoço pelos Professores Milton Menegotto e Raphael Onorino Carlos Loro.

Neste período, conheci uma notável Professora de Odontopediatria, Dra. IngeburgHellwig, que, durante os 30 anos que fui Docente e Pesquisadora, só fez crescer no meu conceito enquanto Profissional e Pessoa.

A Profa. Dra. Ingeburg sempre se mostrou acessível a ensinar e aprender, mérito exclusivo dos que verdadeiramente são GRANDES.

Quando havia um caso urgente de Traumatismo Dentoalveolar em crianças, junto aos plantões do Hospital São Lucas e do Hospital Cristo Redentor do GHC (SUS), era a parceira que acolhia, imediatamente e com maestria, o atendimento clínico destes pacientes sempre que suas famílias não tivessem como acorrer a clínicas particulares.

Pioneira, junto ao inesquecível Diretor da então Faculdade de Odontologia, Professor Loro, organizou, instalou e iniciou o atendimento de pacientes especiais, sob anestesia geral, em ambiente ambulatorial e hospitalar adequados na PUCRS.

Incansável, decidiu sair da “zona do conforto” dos que já marcaram seus nomes na História da Especialidade e buscou minha orientação para pesquisar e cursar Doutorado em Cirurgia.

Soube separar ser colega, orientada de Pós-graduação e amiga pessoal. Cumpriu tarefas árduas. Participou de Seminários e colaborou com colegas mais inexperientes, motivando-os e dando exemplo.

Memoráveis nossos encontros de finalização de sua Tese, em sua casa, na companhia de seus cães fiéis, sempre regados com um excelente chá e quitutes especiais.

Ciência e Cultura; vida que segue!

Certamente continuaremos a participar de Eventos Científicos como os de São Paulo, junto à equipe da USP, até porque sabemos da importância de nos mantermos atentas à evolução tecnológica e didática.

Concordamos, desde sempre, sobre a indissociabilidade entre Ética e exercício profissional(clínico-cirúrgico; docência e pesquisa).

(da Comunhão)

“Tu te abeiraste da praia

Não buscaste, nem sábios nem ricos

Somente queres que eu Te siga

Senhor, Tu me olhaste nos olhos

A sorrir, pronunciaste meu nome

Lá na praia, eu deixei o meu barco

Junto a Ti, buscarei outro mar”.

Marília Gerhardt de Oliveira

gerhardtoliveira@gmail.com

Comentários

Comentários