11ª Feira do Livro de Atlântida Sul encerra com ênfase a importância da leitura

“O livro deve fazer parte de toda a nossa vida, abre horizontes, expande conhecimento, oportuniza sermos mais críticos, termos sensibilidade para enfrentar qualquer situação. Aqui na praia temos uma festa cultural, além dos livros”. A afirmação da homenageada desta edição, a professora Cristina de Oliveira resume a grandeza do evento.

A 11ª Feira do Livro, realizada na Praça da Integração em Atlântida Sul, com o tema: “Livros, narrativas e cultura popular”, com o foco principal de valorização à leitura e literatura, apresentou durante cinco dias, atrações culturais variadas, além dos livros em oito bancas.

O patrono Anderson Alves (Delalves Costa), salientou que o sucesso de um evento como a Feira do Livro demonstra a união do Poder Executivo com o público, empresários das bancas de livros e artistas. “O livro humaniza, e quanto mais lermos, mais humanizados seremos, o que permite sermos protagonistas de nossa história e dos acontecimentos ao nosso redor”, afirmou o patrono.

A homenageada Cristina Maria, em sua avaliação, enfatizou que a cultura sempre deve estar em primeiro lugar e que a praia, bem como o município todo é privilegiado, com eventos dessa grandiosidade. “Só temos a agradecer a cada um pelo envolvimento e por ter contribuído com as Feiras do Livro de Osório. Não se faz Feira do livro se não tem público de leitor. A vida continua e leitura é vida, tem que ser nosso cotidiano, é alimento para o pensamento, lazer, reflexão, senso crítico”, afirmou a professsora.

A xerife Estela Silva agradeceu a todos pela oportunidade de ter sido xerife da Feira de Osório e da praia. “Nesta edição tivemos como tema: ‘Livros, narrativas e cultura popular’, e destaco meu orgulho de representar a cultura afro. Passado o nosso reinado como cúpula em 2019/2020, concluo com a palavra: Ubuntu que significa ‘sou o que sou…’ Cada um de nós vai sair daqui com um aprendizado diferente. É só agradecimentos”, resumiu Estela.

A assessora de Cultura e Juventude, Adriana Sperandir destacou que a Feira do Livro, integra a programação dos eventos de Osório e demonstra a preocupação do prefeito Eduardo Abrahão e do secretário Rossano Teixeira com a cultura. “Agrademos ao trabalho da cúpula, ao público presente, aos livreiros e a todos os incentivadores da cultura”.

Avaliação:

Os empresários da banca de livros Ler & Saber, Zigomar e Lígia Feijó, avaliaram positivamente a Feira do Livro. “Foi uma edição boa, vendemos livros de todos os gêneros para público adulto, infantil, juvenil. Estamos contentes”.

Segundo Lucinda Melo da Banca Lucinda Lima, a venda dos livros em seu espaço foi razoável. “Trabalhamos por amor à literatura e fazemos parte desse evento que valoriza a cultura”.

A empresária da Banca de livreiros Martins Livreiro Editora, Márcia Martins, afirmou que a Feira do Livro de Osório é maravilhosa e muito bem organizada. “A venda não superou expectativas, mas talvez seja devido ao momento de cuidados com a economia. Vamos persistir, nós gostamos muito da Feira de Atlântida Sul”.

Conforme Abel Peres, da Banca Estação Cultura, a Feira do Livro, foi muito boa e as vendas foram bem variadas, tendo grande volume no sábado. “Ano que vem estaremos aqui mais uma vez, incentivando a leitura”.

Circulando na Feira com a família estava o veranista, Nicolas Poltronieri que avaliou o evento com alegria. “A Feira do Livro está bem bonita e aconchegante.Após a saída da praia, aproveitamos para passear, curtir o evento e comprar livros, porque gostamos de ler”.

Eliane Roche de Melo revelou que gosta muito da Feira. “É um conjunto – compramos livros, as bancas são interessantes com livros diversificados, as bandas e atrações culturais encantam e o artesanato bom, com qualidade. Estão de parabéns pelo evento”.

Para as porto-alegrenses Evelise Martins e Valquiria de Andrade, a Feira do Livro de Atântida Sul é nota 10. “Gostamos das apresentações e atrações culturais e fizemos compra de livros. Participamos de todas as edições”.

Essa edição da Feira teve como patrono: Anderson Alves (Delalves Costa), homenageada Cristina Maria de Oliveira e a Xerife Estela Silva.

A 11ª Feira do Livro foi uma realização da Prefeitura de Osório/Jogue Limpo, Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura e Juventude.

Comentários

Comentários