30° Feira do Livro de Osório – Por Suely Braga

FOTOS-PARA-FACE-5-172x3001A 30ª Feira do Livro de Osório realizou-se, na Praça da Catedral, de 23 a 28 de novembro, do corrente ano com o tema: Literatura e Diversidade Cultural. Foi Patrono: O professor da Faculdade Cenecista José Eduardo de Miranda. Homenageado: O escritor Rodrigo Trespach Xerife: Porfessora Divina Noronha.

A abertura Oficial foi às 19 horas do dia 23 com a participação do Coral Municipal e a presença de autoridades locais. Apresentação da Escola de Dança Mrli Bublitz. Ás 20h20min Bate-papo e sessão de autógrafos com o escritor Alcy Cheuiche no palco da Feira.

Houve muitas atividades literárias e culturais durante toda a semana. Nos horários da manhã e à terde houve a participação dos alunos das escolas municipais estaduais, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e das escolas infantis com várias atividades: contação de histórias, Oficina “Brinqueoteca”, Oficina de Orgami, danças, teatro, exposição de livros, apresentações artísticas, Show “Magia para todos”, Oficina de confecção de marcadores de páginas, Oficina Pintando a biodiversidade, Oficina de confecção de instrumentos musicais. “Orquestra de Brinquedos de Porto Alegre (esteve em cartza no teatro São Pedro), coreografia “O mundo que queremos”, coreografia “Cúmplíces do amor”, Musical Bandeira de criança”, oficina de Música “Canções do nosso Folclore”, apresentação de flautas.

Houve mesa redonda: A Literatura e a diversidade cultural com: o Professor Dudiel Floriano de Oliveira do IFRS, Professor José Eduardo de Miranda da Faculdade Cenecista e Professor Vinícus Flores da UERGS.

Bate-papo e sessão de autógrafos com o professor: Luciano Klockner.

Palestra: Diálogo entre história e literatura com os Escritores Rodrigo Trepach e Anderson Costa.

Oficina de danças com o professor Rafael Stenzel.

Painel Literário com os escritores: Mário Feijó, Luis Nicanor, Fabian Mariotti, Marisa Simon e Davenir Klagemberg. Sessão de autógrafos com os escritores: Masisa Simon e Luís Nicanor.

Palestra de Lançamento do livro: “Amor à Arte” de Antonio Stenzel Filho (primeiro escritor de Osório) com os autores: Rodrigo Trespach, Delalves Costa, Fabiano de Souza Marques, Jerri Almeida e Paulo Sanches.

Palestra com a escritora e jornalista Rosane de Oliveira. Tama: A importância da leitura em qualquer profissão, paletra com o escritor Tailor Diniz. Tama: cinema e literatura.

Painel e sessão de autógrafos com os escritores da Academia dos Escritores do Litoral Norte. Entrega dos livretos para os premiados do Concurso do Cata-Vento Literário. Bate-papo e sessão de autógrafos com o escritor e jornalista Tulio Milman. O encerramento aconteceu no dia 28, às 22 horas com o espetáculo musical Cordas e Rimas e a Banda Municipal. Em minha opinião a Feira do Livro, em Osório neste ano, foi muito boa e houve muita participação de alunos e população.

Comentários

Comentários