8° BPM realiza formatura do programa lazer e cidadania em Osório

Foto: Jussara Pelissoli

O plenário da Câmara de Vereadores de Osório estava lotado na noite da quarta-feira (28), quando ocorreu a formatura dos alunos do Programa Lazer e Cidadania, realizado pelo 8º BPM. O pelotão foi composto de 30 crianças, com idades entre 9 e 13 anos, estudantes de escolas estaduais e municipais, que participaram da 9ª edição do programa entre 02 de janeiro e 27 de fevereiro, com atividades educativas e de lazer, na área do 8º BPM.

Os estudantes receberam o certificado de conclusão das mãos dos comandantes do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral), coronel Ricardo Fraga Cardoso, do 8º BPM, tenente-coronel Luiz Ernesto Duarte, e do 15º BPM (Canoas), tenente-coronel Valdeci Antunes dos Santos (ex-comandante do 8º BPM), e da juíza do Juizado Regional da Infância e Juventude, Conceição Aparecida Canho Sampaio, madrinha do Programa.

Na presença de familiares das crianças, a juíza Conceição Canho Sampaio disse que a prova da importância dos valores passados pela BM aos integrantes do Programa é que nenhum aluno que vivenciou a experiência teve problemas de competência do Juizado da Infância e Juventude. “Gostaríamos que todas as crianças da cidade participassem, porém só conseguimos atender um número reduzido, mas que é significativo para a multiplicação dos ensinamentos”, afirmou a juíza.

O coronel Cardoso afirmou que a BM, além de prevenir e combater a criminalidade, investe em programas sociais para que as crianças colham os frutos de uma vida melhor. “Agradecemos aos pais por acreditarem que podemos colaborar para que seus filhos sejam cidadãos melhores, no caminho do bem”, destacou. O oficial também agradeceu o empenho do coronel da reserva Renato Nunes Fraga, presente no evento, e do tenente-coronel Valdeci, ambos ex-comandantes do 8º BPM e que nessa condição contribuíram para o desenvolvimento do Lazer e Cidadania.

O tenente-coronel Ernesto falou que as atividades educativas e recreativas do Programa têm o objetivo de inclusão social. Agradeceu o apoio do Poder Judiciário, da prefeitura, dos pais, das escolas e dos instrutores, o sargento Adalberto Antônio Souza da Silva e o sargento da reserva Mauro Juarez Paim. “Desejo aos formandos sucesso na caminhada e que Deus os capacite em todas as áreas de suas vidas”, disse o comandante do 8º BPM.

O vereador Charlon Muller, representando o presidente do Legislativo, parabenizou os alunos, “que receberam uma bagagem de orientações que servirá para toda a vida”, e agradeceu à Brigada Militar, Poder Judiciário e prefeitura pela execução do Programa.

A solenidade também foi prestigiada pelo subcomandante do 8º BPM, major Jeferson Rolim; pelo comandante da 1ª Companhia do 8º BPM, capitão Leonardo da Rosa de Souza; pela tenente Sílvia Fernanda da Silva, representando o comando da Escola de Formação de Soldados de Osório (Esfes); por outros oficiais e praças da Corporação.

Jussara Pelissoli

Comentários

Comentários