A ação do Espírito Santo – Dom Jaime Pedro Kohl

A ação do Espírito Santo

Com a Solenidade de Pentecostes concluímos o ciclo pascal. Mais que um ponto de chegada, é um ponto de partida, porque esta experiência dos Apóstolos fez com que saíssem pelo mundo testemunhando a todosa Ressurreição de Jesus.

Esta experiência da Igreja nascente se repete nos momentos cruciais da vida do povo e das pessoas por ocasião da recepção dos Sacramentos.

O Espírito Santo está sempre agindo no coração humano e sua ação é muito sutil, quase imperceptível, masé o principal protagonista da evangelização.

Se observarmos a História Sagrada percebemos que ele esteve sempre presente: “No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas”.

Embora nem todos reconheçam a ação criadora do Espíritode Deus, contudo Ele está sempreatuando e conduzindo o coração humano para o seu verdadeiro bem.

No Novo Testamento, essa presença geradora de vida emerge continuamente. Na anunciação do anjo a Maria: “O Espirito Santo virá sobre ti e o poder do altíssimo te cobrirá com sua sombra”.

Durante o batismo de Jesus: “Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus” (Mt 3,16).

Em Pentecostes: “Estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados… Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo concedia que falassem” (At 2, 1-4).

OEspírito Santo continua atuando e renovando a Igreja, das formas mais variadas possíveis e o reconhecemos pelos frutos: “O fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança.” (Gl 5, 22).

Não assustemo-nos se não entendemos ainda tudo do mistério do amor infinito de Deus, pois “quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ele vos ensinará toda a verdade” (Jo 16, 13).

Nesse dia em que a Igreja relembra sua vocação missionária, o Regional Sul III, promove uma coleta para a sustentação de um projeto missionário de ajuda a Igreja de Moçambique – África.

Deixemo-nos iluminar pelo Espírito Santo que certamente nos provoca para uma oferta generosa em favordesse povo que neste ano foi duramente provado com dois ciclones devastadores. Veja lá na sua comunidade e não deixe de participar.

Para refletir:

– Você costuma invocar o Espírito Santo diante de situações difíceis?

– Se foste foi batizado numa Igreja Cristã, você recebeu essa força e graça divina. Sente-se animado e guiado por Ele?

– Que tal retirar-se um pouco no silêncio do quarto ou passar pela Igreja e dar a Ele a possibilidade de dizer-lhe algo?

Textos Bíblicos: At 2,1-11; 1 Cor 12, 3-13; Jo 14, 15-26

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

Comentários

Comentários