A libertação está próxima – Por Dom Jaime Pedro Kohl

IMG_1180-195x300111111111Com o 1º Domingo de Advento, iniciamos um novo Ano Litúrgico. O evangelista que ilumina nossos passos neste Ano é São Lucas, o evangelho da Misericórdia.

         “Advento” significa acontecimento que deve se dar, chegada de um tempo novo, um tempo de grande compromisso com o projeto de Deus em relação a libertação da humanidade que andava nas trevas e viu uma grande luz.

         Olhando a realidade atual, constatamos que há um abismo entre o que o Senhor deseja e a situação em que a humanidade se encontra. São assustadores os desastres naturais e mais ainda as barbaridades que os homens cometem.

         O evangelho deste domingo não nos causa mais estranheza: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só no pensar o que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

         Esse gênero literário apocalíptico não quer falar de coisas que vão acontecer em um futuro próximo ou remoto. É um modo misterioso de falar sobre as coisas do tempo presente. É uma linguagem para tempos difíceis cuja finalidade é animar as comunidades para a denúncia profética e para a resistência diante de tudo o que se opõe ao projeto de Deus.

A vinda do Filho do homem não é algo que se deva esperar passivamente, mas algo já presente; não é de destruição e sim salvação para os que permanecem fiéis. “Quando estas coisas começarem a acontecer, fiquem de pé e levantem a cabeça, porque a libertação está próxima”.

         Tudo nos convida a pormo-nos à caminho, mediante um testemunho profético e corajoso neste tempo de graça e salvação.

Com o salmo 24 confessamos: “O Senhor é misericórdia e retidão, ele reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ensina o seu caminho”.

Sair de nós mesmos e anunciarmos um tempo novo, no Ano Santo da Misericórdia, é missão de todos nós.

         Um modo simples para fazê-lo é participar dos Encontros de Advento nos Grupos de Famílias.

Juntos bradamos aos céus: “Vem, Senhor Jesus, vem libertar teu povo”!

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osóriodomjaimep@terra.com.br

Comentários

Comentários