A personalidade mais importante da história – Jayme José de Oliveira

Jayme José de Oliveira

PONTO E CONTRAPONTO- por Jayme José de Oliveira
“Por mais brilhante que sejas, se não fores transparente, tua sombra será escura”.

A PERSONALIDADE MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA

NOÉ construiu a Arca, permitiu que a humanidade e os animais sobrevivessem ao Dilúvio Universal.

O capítulo 6 do Gênesis mostra o quanto a humanidade estava corrompida.“Pela fé, Noé , divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação de sua família preparou a arca com a qual salvou o mundo e foi feito herdeiro da Justiça”. (Hebreus, 11:7)

NÃO FOI A PERSONALIDADE MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA.

MIDAS é um personagem da mitologia grega, é baseado em um rei do mesmo nome, Rei da Frígia no século VIII a.C. Recebeu do deus Baco o dom de transformar tudo o que tocasse em ouro.

NÃO FOI A PERSONALIDADE MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA.

ALEXANDRE MAGNO subiu ao trono da Macedônia aos 20 anos e, em 13 anos conquistou a maior parte do mundo conhecido. Sua ambição não tinha limites, criou um império que se estendia da Grécia ao rio Indo em 323 a.C.

NÃO FOI A PERSONALIDADE MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA.

ÁTILA foi um importante conquistador do século V d.C., era o chefe dos Hunos, um povo nômade de origem mongólica. Comandou ataques ao Império Romano, aterrorizou vastas áreas da Europa e da Ásia. Recebeu a alcunha de “Flagelo de Deus”.

NÃO FOI A PERSONALIDADE MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA.

CAIO JÚLIO CÉSAR, patrício romano, líder militar e político. Desempenhou papel preponderante na transformação da República Romana em Império Romano. Ele foi o responsável por promover diversas reformas no ambiente político e social. Incorporou um novo calendário que seguimos até hoje, com os anos divididos em 12 meses e 365 dias. Foi assassinado por senadores romanos em 44 a.C., os revoltosos eram liderados pelo seu filho adotivo Marcos Julius Brutus.

NÃO FOI A PERSONALIDADE MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA.

ERATÓSTENES DE CIRENE (276 a.C.–194 a.C.) foi matemático, gramático, poeta, geógrafo bibliotecário, astrônomo da Grécia Antiga. Como curador da Biblioteca de Alexandria – a maior do mundo na época, com mais de 2 milhões de papiros – calculou a circunferência da Terra com uma precisão com fantástica: menos de 1% de erro.

NÃO FOI A PERSONALIDADE MAIS IMPORTANTE DA TERRA.

GALILEU GALILEI (1564-1642), físico, matemático, astrônomo e filósofo florentino. Personalidade fundamental da revolução científica, conhecido como o pai da ciência moderna, seus estudos ajudaram a influenciar e aprimorar a Matemática, Física e a Astronomia, entre outras áreas do conhecimento humano. Considerado revolucionário à época, foi perseguido e julgado pela Igreja Católica, que considerava suas teorias controversas, polêmicas e heréticas. Em 1632 publicou o “Diálogo sobre os dois principais Sistemas Mundiais” que comprovam a Teoria Heliocêntrica do Universo. A publicação foi condenada pela Santa Inquisição que prendeu Galileu por heresia, sendo obrigado a renegar suas ideias. Somente em 31/10/1992 o Papa João Paulo II reconheceu os enganos cometidos pelo Tribunal Eclesiástico que condenou Galileu à prisão.

NÃO FOI A PERSONALIDADE MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA.

ALBERT EINSTEIN (1879-1992), físico teórico alemão, uma das mentes mais brilhantes da ciência em todos os tempos a quem devemos, entre outras, a formulação da “Teoria da Relatividade Espacial Geral”. No ramo da Mecânica Quântica deixou diversas questões em aberto, que, futuramente, viriam impulsionar toda esta parte da Física Moderna.

NÃO FOI A PERSONALIDADE MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA.

MARIE SKLODOWSKA CURIE, a polonesa mais brilhante da História. Descobriu o Polônio e o Rádio, ganhou dois Prêmios Nobel e se tornou a cientista mais conhecida da Terra.

NÃO FOI A PERSONALIDADE MAIS IMPORTANTE DA HISTORIA.

Estes e miríades de homens e mulheres impulsionaram a civilização, mas nenhum foia personalidade mais importante da HISTÓRIA.

O dia 25 de dezembro é uma data especial por ser o dia conhecido por abrigar o Natal. Celebra o nascimento de Jesus Cristo, evento que aconteceu em 1 d.C., em Belém, cidade localizada na atual Palestina.

ESTE FOI A PERSONALIDADE MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. MAIS. A HISTÓRIA SE DIVIDE ENTRE ANTES DE CRISTO (a.C.) E DEPOIS DE CRISTO (d.C.). NADA PODE SER MAIOR.

A contagem dos anos antes de Cristo depende da civilização que a segue. No ano 1 da Era Cristã, Roma estava em 754 do Calendário Juliano. A contagem se baseava na fundação da cidade e foi instituída por Júlio César em 46 a.C. Desde essa época ficou convencionado que o ano tinha 12 meses.

Já o Calendário Hebreu, baseado nos ciclos da Lua, estava em 3760. O marco zero seria a Criação do Universo segundo a tradição judaica. O calendário deles também tinha 12 meses, mas incluía um 13º em alguns anos – são 7 assim a cada 19 para sincronizar os ciclos da Lua com os 365 dias de translação da Terra em volta do Sol.

Os chineses estavam em 2689.

Os maias em 3116.

Outra curiosidade: 4 a.C. é o ano em que Jesus veio à luz.

FONTES:

Origem e Evolução do Nosso Calendário, de Manuel Marques; Ensino Religioso: Educação-Pró-Ativa para a Tolerância, de Marili Bassini;Cartografia Dinâmica, de Marcello Martinelli,

Não importa quantas formas de contar o tempo foram idealizadas ao longo da História, todas tiveram sua motivação e sua época. Afirmo, sem titubear, que o homem mais importante da História não foi nenhum guerreiro; não foi nenhum historiador; não foi nenhum cientista; não foi ninguém considerado importante pelos seus contemporâneos.

FOI O HUMILDE FILHO DE UM CARPINTEIRO, NASCIDO EM BELÉM, UMA CIDADE PALESTINA LOCALIZADA NA PARTE CENTRAL DA CISJORDÂNIA, COM UMA POPULAÇÃO DE APROXIMADAMENE  30.000 PESSOAS.

NASCIDO EM UMA PEQUENA CIDADE, NUMA DAS INÚMERAS COLÔNIAS DO IMPÉRIO ROMANO, JESUS FOI O HOMEM MAIS IMPORTANTE DE TODOS OS TEMPOS. A HISTÓRIA SE DIVIDE EM: a.C-d.C.

SIRVA DE EXEMPLO DE HUMILDADE E CONSAGRAÇÃO.

AMÉM.

Jayme José de Oliveira
cdjaymejo@gmail.com
Cirurgião-dentista aposentado

Comentários

Comentários