A terapia cognitivo-comportamental pode contribuir com a sua vida? – Psicóloga Marisele Souza

A psicologia é uma área ampla, com diferentes abordagens teóricas, entre elas a terapia cognitivo-comportamental. Essa abordagem é baseada em estudos empíricos, testada e possuindo efeitos comprovados cientificamente, compreendendo que os comportamentos do indivíduo são influenciados por seus pensamentos e emoções.

Então, diante de alguma situação o significado que o indivíduo dá ao que está acontecendo, é mais importante do que a situação em si! Pois você já pensou que, numa mesma situação vivida por várias pessoas, pode produzir efeitos diferentes em cada uma delas?

Por exemplo, uma pode ficar deprimida, a outra não dar tanta importância e ainda outra pode reagir. Cada um apresentando comportamentos diferentes em reação ao que aquilo significou para ela.

Estes pensamentos são influenciados pelas regras, um padrão de interpretação das situações, que construímos durante a nossa vida, principalmente na infância e adolescência, reforçando-se no decorrer da vida a partir de situações vivenciadas.

Sendo assim, é importante que a criança e adolescente tenha suas necessidades emocionais atendidas pelos pais e cuidadores, como limites realistas, orientação, autonomia, validação dos sentimentos, lazer, afeto, para que seja capaz de construir maneiras saudáveis de compreender a si, os outros e o mundo.

Então, a terapia cognitivo-comportamental pode contribuir com o indivíduo, auxiliando-o a partir de técnicas baseadas em evidências a compreender suas questões emocionais, ajudando construir interpretações reais das situações e com isso, comportamentos adequados buscando diminuição de seu sofrimento e prejuízo.

Psicóloga Marisele Souza

Atendimento:

Personal Med – Avenida Getúlio Vargas, 1010, centro, Osório/RS.

Telefone: 51 3148-0101.

Comentários

Comentários