Abençoado Tempo de Natal!

Quando nos aproximamos do Natal somos tomados de um sentimento de mistério, as pessoas ficam mais alegres, as famílias mais próximas. Uma força não humana faz com que as coisas aconteçam com mais intensidade.

Mas é bem verdade que nem todos sentem essa força. É bem verdade que muitas pessoas não se alegram mais com o Natal. E por quê? Teria o Natal perdido seu sentido?

Algumas pessoas não estão alegres com o Natal, pois não terão família para se reunirem. Algumas pessoas estão tristes porque não terão uma mesa bonita e farta. Outras estão tristes porque reconhecem a miséria humana e se perguntam: Onde esta a paz desejada por Deus se vemos a cada dia aumentar a violência, a corrupção, a competição, o materialismo, a crise mundial da água e do aquecimento global?

Pessoas não estão alegres porque até Deus está sendo comercializado. Para obter benção, cura e salvação é necessário dar dinheiro a igrejas para que Deus lhes retribua o favor. Igreja virou comércio, em cada esquina abre-se uma, muito mais por interesses financeiros, do que ideológicos, de fé ou para propagação do evangelho. Afirmasse: “Aqui somos mais santos e por isso obtemos mais bençãos!” Como se a santificação, bênçãos e a salvação dependesse somente das pessoas, e não fosse dada por Deus. Presenciamos novamente a mentira da auto salvação.

Há pessoas que não suportam mais o mês de dezembro, onde musiquinhas com melodias natalinas induzem nosso inconciente para comprar, comprar e comprar! Casas estão cheias de pinheirinho e Papai Noeis, mas cada vez menos as crianças sabem porque comemoramos o Natal.

E isso tem deixado pessoas tristes, sem esperanças na humanidade e sem alegria em festejar o Natal. Podemos sim nos entristecer com o que se faz do Natal, mas jamais podemos confundir a exploração do lado comercial do Natal, com o que de fato é o Natal.

O Natal é a maior demonstração do amor de Deus para conosco. Deus viu a miséria humana e restabelece novamente a sua aliança conosco. Deus se mostrou para a humanidade em Jesus. Em Jesus temos a mais profunda demonstração de bondade, misericórdia, o mais profundo amor, e o projeto de salvação para nossas vidas. Deus deseja a tua salvação e isso só acontece em Jesus Cristo.

Por isso o Natal não pode deixar de ser revivido, não pode sucumbir ao consumismo e jamais perderá o seu verdadeiro sentido para a humanidade. Por isso é Natal para o crente e para o descrente. É Natal para quem se importa mais com a decoração da casa do que com a palavra de Deus. É Natal mesmo que você não tome coca cola, não coma panetone, peru ou outro bicho qualquer.

Porque o evangelho, o amor e a verdade de Deus são maiores do que a nossa superficialidade, nossa miséria, injustiça e morte.

Um feliz e abençoado Natal e ano de 2008.

Comentários

Comentários