Adolescentes que querem votar têm até 3 de maio para se habilitar

Jovens menores de 18 anos interessados em votar nas eleições gerais de outubro têm até o dia 3 de maio para requerer inscrição eleitoral. Este também será o último dia para solicitar transferência de domicílio eleitoral. Essas regras valem apenas para as eleições deste ano, em que serão eleitos o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais.

A lembrança foi feita pelo vereador Ferúlio José Tedesco (PMDB) na reunião legislativa da última segunda, durante a apresentação de um requerimento de sua autoria sugerindo as Diretoras de Escolas Estaduais de Santo Antônio, que incentivem os alunos com mais de 16 anos a comparecerem ao cartório eleitoral para retirarem o título e assim exercerem o direto que escolherem os seus representantes.
 
– A intenção é de estimular o jovem para exercer esse direito porque todas as transformações e mudanças que ocorreram na história da democratização do país passaram pela mobilização e participação política da juventude, que sempre é a vanguarda em todos os processos – disse o vereador. Para ele, quanto maior for a participação dos jovens, mais sólida será a democracia.

– Hoje, a melhor forma de a juventude protestar contra o que vem ocorrendo no cenário político é retirar o seu título e escolher bem os seus representantes – afirmou.

Os adolescentes de 16 e 17 anos, a partir da Constituição de 1988, adquiriram o direito ao voto. Em Santo Antônio da Patrulha, conforme levantamento do Tribunal Eleitoral Regional, de um universo de 28 mil 885 eleitores, apenas 575, estão na faixa dos 16 a 17 anos de idade. Número esse, considerado baixo pelo Vereador.

– Às vezes a desinformação quanto ao direto de votar, ou até mesmo a descrença na política contribuem para que os adolescentes não retirem o título – comentou Ferúlio, esperando que com a colaboração dos professores em sala de aula, mais jovens participem do processo eleitoral deste ano.

Para obter o título, é preciso ir ao Cartório Eleitoral perto de onde reside e preencher o requerimento de alistamento eleitoral. É necessário levar certidão de nascimento ou carteira de identidade ou passaporte. Os títulos eleitorais são gratuitos e fornecidos na hora.

Comentários

Comentários