Alunos da EMEF Osvaldo Amaral estudam a cultura do Divino em Osório

Levando em conta a importância da festa religiosa que acontece há anos em Osório e faz parte da história e cultura religiosa do município juntamente com a Festa da Nossa Senhora da Conceição e do Rosário, alunos do 8º ano da EMEF Osvaldo Amaral realizaram um trabalho na área.

Visando a Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo se empenharam, tendo a coordenação da professora Mailor Kingeski e produziram telas que falam sobre a cultura. A atividade em sala de aula teve como recurso a obra sobre o Divino Espírito Santo, feita pelo historiador e escritor Pascoalino Lopes Ribeiro (in memoriam).

Durante a semana o público que participou das novenas na Catedral pode conferir a exposição em telas exposta no local.

Foi um trabalho de pesquisa realizado na disciplina de história. O trabalho surgiu com foco na cultura açoriana, que a cidade de Osório mantêm viva através da Festa do Divino Espírito Santo, uma tradição cultural trazida pelos casais açorianos para Osório.

Esta cultura na cidade é muito forte, expressa com a tradição da Folia do Divino Espírito Santo, os tropeiros do divino juntamente com os Festeiros que visitam as moradas levando o Espírito Santo até as famílias. Os foliões são considerado um patrimônio cultural imaterial que ainda existe na cidade e que deve ser trabalhado nas escolas para repassar a cultura com grandeza. Após pesquisas os alunos confeccionaram painéis que estavam na exposição na Catedral e serão reutilizados na  Amostra Pedagógica que acontece na escola em outubro.

Os alunos do terceiro ano da Escola também realizam atividades alusiva ao Divino, encenando todo o ritual do cortejo chegando numa folia com rainha,rei, mordomas, vigário, alferes, tropeiro e donos da casa.

Comentários

Comentários