Amlinorte e UFRGS firmam parceria de assessoria técnica para alternativas no Modelo de Distanciamento Controlado

Em reunião on line realizada nesta terça-feira, dia 28 de julho de 2020, o presidente da Amlinorte, prefeito Pierre Emerim da Rosa, de Imbé, solicitou a UFRGS Campus Litoral Norte uma parceria, a fim de formar um comitê técnico e científico na região.

A proposta prevê a que o Comitê de Assessoramento Técnico e Científico possa desenvolver estratégias de análise, que permitam apresentar alternativas sanitárias e protocolos seguros ao Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, mais próximos da nossa realidade.

“O objetivo é construir uma orientação técnica que contemple a segurança sanitária, preservação da vida, economia e empregos, tão fragilizados na nossa região”, defende o presidente da Amlinorte, prefeito de Imbé, Pierre Emerim da Rosa.

O Litoral Norte tem peculiaridades específicas, que envolvem a questão da sazonalidade de pessoas e uma economia baseada no setor de serviços e construção civil, que estão totalmente fragilizadas pelas frequentes medidas restritivas da bandeira vermelha. Segundo Pierre, a preocupação dos prefeitos com as medidas sanitárias é primordial, porém os municípios precisam oferecer alternativas para evitar um colapso da economia regional.

“Se não apresentarmos dados técnicos consistentes não teremos como provar as nossas peculiaridades e estabelecer medidas de controle e distanciamento social adequado a nossa realidade”, defende o presidente.

A diretora geral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Campus Litoral Norte, Liane Ludwig Loder, se mostrou favorável ao projeto de auxílio técnico ao Litoral Norte, acompanhada de uma equipe de professores e coordenadores do corpo docente.

A Amlinorte estará dando suporte no levantamento de dados dos municípios, para auxiliar no trabalho de pesquisa, e a equipe técnica deverá apresentar sugestões e metodologias de dados.

Comentários

Comentários