Assinada ordem de início para obras da sede administrativa de reserva biológica

A Reserva Biológica Estadual da Serra Geral, localizada dentro do bioma da Mata Atlântica, será contemplada com a construção da sua sede administrativa. A ordem de início dos serviços foi assinada na manhã desta quarta feira (23), durante audiência entre os secretários das obras públicas e saneamento, Waldir Schmidt, e do meio ambiente, Claudio Dilda. A edificação será erguida na cidade de Maquiné, situada no litoral norte do Rio Grande do Sul. O investimento é originário da parceria firmada com o banco alemão KFW e chega a R$ 383 mil.

Devido a implantação da nova sede, será possível desenvolver diversos projetos de maneira mais eficaz e qualificada, contando com mais infra-estrutura para subsidiar os trabalhos. Dentre as prioridades, está a continuidade e aprimoramento do Projeto Mata Atlântica, cujo tem por objetivo a preservação de todo o ecossistema que compõem a floresta. A FEPAM e a Fundação Zoobotânica são parceiras do programa e também desenvolvem ações ecológicas. Outra novidade anunciada foi a criação do cargo de guarda-parque, que terá a função de vigiar e assegurar o respeito as reservas ecológicas. O governador do Estado já autorizou a realização do concurso público para a contratação dos servidores, instaurando um cargo inédito no Brasil.

O secretário Waldir Schmidt destacou a importância da concretização desse pleito, argumentando que “a preservação ecológica é extremadamente necessária, pois estamos precedendo a extinção das florestas e a escassez de água potável. Se não forem tomadas as atitudes corretas, em pouco tempo poderemos estar dando início ao fim dos ecossistemas, colocando em risco, inclusive, a continuidade da vida humana”.

Comentários

Comentários