Asteroide de 5km de diâmetro deve passar raspando na Terra

Um asteroide de 5 quilômetros de diâmetro deve passar pertinho da Terra antes do Natal. Segundo a Nasa, no dia 16 de dezembro ele deve "raspar" na Terra, passando a "apenas" 10 milhões de quilômetros do nosso planeta.

Batizado de 3200 Phaeton, o objeto foi descoberto em 1983 e, apesar de parecer grande, ele mede apenas 26 vezes a distância da Terra para a Lua. De acordo com a agência espacial dos EUA é extremamente improvável que haja qualquer dano ao nosso planeta com a passagem do Phaeton.

A Nasa comenta que, desde 1983, esta será a primeira aparição visível do asteroide e que a próxima deve acontecer somente em 2050. Em 2093 Phaeton deve voltar, passando a apenas 1,9 milhões de quilômetros da Terra, mas sem apresentar nenhum risco.

Ainda segundo a Nasa, a passagem do Phaeton permitirá observações bastante precisas a partir dos observatórios de Arecibo (em Porto Rico) e Goldstone (na Califórnia). "As imagens serão excelentes para obter um modelo 3D detalhado" do objeto espacial, disse a agência espacial em comunicado.

Comentários

Comentários