Através de Alceu Moreira, 734 kg de sementes são entregues a cebolicultores no RS

O montante de 734 quilos de sementes de cebola foram entregue nesta segunda-feira, 14, a mais de 900 produtores de Mostardas, Tavares, Rio Grande e São José do Norte. Os recursos para a compra das sementes são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

As sementes, no custo de R$ 236 mil, foram demandadas pelo Subcomitê da Cebola no RS e conseguidas através da articulação do vice-líder do governo e deputado federal Alceu Moreira (PMDB) e do delegado do Desenvolvimento Agrário no RS, Márcio Madalena. Participaram da entrega ainda o presidente da Emater Iberê Orsi, o deputado estadual Fabio Branco, o prefeito de Tavares Gardel Machado e a prefeita de São José do Norte Fabiany Zogbi.

Segundo Alceu Moreira, as sementes devem produzir aproximadamente 6,5 mil toneladas, cobrindo uma área de 250 hectares. Hoje, o estado é o segundo maior produtor do país, sendo mais de 80% desse plantio concentrado nos quatro municípios beneficiados com a entrega das sementes.

O deputado Alceu Moreira destacou que é necessário os produtores investirem em manejo, armazenamento e pesquisa para melhorar o preço da cebola. “Temos que triplicar a produção por hectare. Temos que desenvolver novas tecnologias, novos incentivos, para produzir mais.

A lavoura de cebola tem que ser referência de produtividade, qualidade e manejo, para fazer isso vamos contar com a Emater e a Embrapa”, explicou Alceu Moreira. O parlamentar ainda sugeriu que seja criado um evento da cebola, com a participação de produtores de fora do país, exposição de máquinas e manejos.

Histórico

Representante da região no Congresso, o deputado do PMDB tem sido o principal defensor da causa dos cebolicultores gaúchos junto ao governo federal. No ano passado, o parlamentar garantiu a inclusão da cebola na Letec – Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul, tributando o produto que entra no Brasil. A demanda partiu dos agricultores gaúchos e foi assumida pelo deputado Alceu Moreira, que esteve reunido em várias oportunidades com representantes do governo a fim de garantir a inclusão da hortaliça na lista. Em 2013, conduziu um grupo de produtores a fazer estágio na sede da Embrapa, em Brasília, no intuito de aprimoraram as técnicas de plantio e armazenamento.

Comentários

Comentários