Balneário Pinhal: Administração pretende agilizar regularização de lotes do Túnel Verde

Balneário Pinhal está empenhada no processo de  regularização das  propriedades de mais de 150 famílias da Vila Operária, no Túnel Verde. Recentemente, o prefeito Jorge Fonseca iniciou o processo de Usucapião Coletivo, com mapeamento da área e levantamento de dados cadastrais dos moradores da área.

“Esses imóveis foram adquiridos do falecido Sr. Fausto Prates. A questão que inicialmente poderia parecer de interesse individual e privado, tornou-se um problema social e comunitário”, afirma.

Para tornar o processo mais ágil, a Administração Municipal está simultaneamente buscando outra alternativa. Na semana passada, foi encaminhado à Câmara de Vereadores projeto de lei que, se aprovado, autoriza o Executivo a receber Alvará Judicial extraído do processo de inventário dos bens deixados por Fausto Borba Prates, para coordenar a transferência imobiliária aos posseiros da área, devidamente cadastrados.

Se o projeto for aprovado, o Executivo também fica autorizado a encaminhar ao Tabelionato de Cidreira, Comarca de Tramandaí, a solicitação das escrituras individuais, e, ao Cartório de Registros Imobiliários de Cidreira, Comarca de Tramandaí, as escrituras para averbação, com despesas com escrituras e registros imobiliários ficando sob responsabilidade dos posseiros beneficiados.

Caso não ocorra o recebimento do Alvará por parte do Executivo, serão mantidas e agilizadas as tratativas de usucapião para regularização dos lotes.

Comentários

Comentários