Balneário Pinhal avança mais uma etapa na implantação da Universidade Aberta

O município de Balneário Pinhal está avançando nas tratativas para implantação da Universidade Aberta. Depois de aceita a proposta de adesão por parte do Ministério da Educação, agora o município parte para a segunda etapa. Um dos passos a serem dados, segundo o prefeito Jorge Fonseca, é a assinatura de um termo de compromisso.

Através dele, Balneário Pinhal indica espaço físico e estrutura em mão-de-obra para instalação da Universidade. O município também está trabalhando no segundo requisito: a descrição da sustentabilidade financeira e orçamentária, em que será indicada a dotação orçamentária para aquisição e manutenção de equipamentos e mobiliários, bem como dos recursos humanos necessários.

A Universidade Aberta do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, que tem por objetivo democratizar o acesso ao ensino superior, em áreas não atendidas. Através de parcerias com universidades e centros federais de educação tecnológica, é feita educação à distância com atendimento local. Ao município cabe apresentar interesse e se adequar às exigências. No caso de Balneário Pinhal, a universidade parceria é a Ufrgs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e os cursos oferecidos são letras e  história. “A parceria é muito interessante”, afirma Fonseca. “O município oferece infra-estrutura, a universidade entra com know-how de sala de aula e o governo federal entra com a estratégia e proposta pedagógica”.

A documentação referente a este segundo passo na adesão de Balneário Pinhal à Universidade Aberta do Brasil estará sendo encaminhada nos próximos dias ao Ministério da Educação.

Balneário Pinhal aguarda para o final do mês um parecer sobre a instalação da Universidade Aberta.

Comentários

Comentários