Balneário Pinhal dedica atenção especial à merenda escolar

O município de Balneário Pinhal dedica uma atenção especial à alimentação dos alunos matriculados na rede municipal de ensino.

A alimentação dos estudantes de Balneário Pinhal é acompanhada pela nutricionista Mare Ecila Homem dos Santos. Segundo ela, atualmente são atendidos cerca de 310 alunos/dia no café da manhã, 940 alunos/dia no almoço e 640 alunos/dia no lanche da tarde, todos matriculados no ensino fundamental. Nas escolas de educação infantil são atendidos 100 alunos/dia no café da manhã, almoço e janta. No lanche da tarde, são aproximadamente 180 alunos/dia.

O alimento é servido em sistema de buffet. O aluno do turno da manhã, ao chegar na escola, é recebido com o café da manhã. Na saída do turno de aula é oferecido o almoço, composto por um tipo de carboidrato (arroz, macarrão,  polenta etc.), um tipo de leguminosa (feijão, lentilha), legumes cozidos, legumes e verduras cruas em forma de saladas e um tipo de carne (carne de gado, frango, miúdos de gado e frango, peixe etc…). O aluno do tarde é recebido com o almoço e no meio da tarde oferecido o lanche da tarde.

Destaque
Durante o ano de 2004 o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou o 1° Encontro de Experiências Inovadoras e Exitosas em Alimentação Escolar, oportunizando aos municípios divulgarem seus trabalhos. Balneário Pinhal encaminhou o projeto de merenda escolar, que foi reconhecido como uma experiência inovadora. Nos dias 16 e 17 de setembro de 2004, a autora do projeto, Anália Viviane Farias Silva, e a Secretária de Educação na época, Neusa Carvalho Kunrath, foram a Brasília a convite do FNDE para expor a experiência de Balneário Pinhal, recebendo na ocasião o Certificado do FNDE referente à exposição do projeto “Merenda Escolar, Alimentação Saudável”.

Segundo a nutricionista, os trabalhos de pesquisa e observação da alimentação escolar em Balneário Pinhal iniciaram em 1999. “Um dos objetivos era detectar os motivos do alto custo da merenda e o não aproveitamento dos alunos.” Outro objetivo, segundo ela, era determinar a melhor forma de aplicar os recursos, paralelamente extinguindo a “fome” durante o período de aula. “Primeiramente foram observados os horários das refeições, oferecidas no meio da manhã e meio da tarde.” Isso, segundo ela, determinava o alto índice de restos nos pratos. “Posteriormente detectou-se um número grande de crianças em sala de aula, no início do período tanto da manhã quanto da tarde, em jejum”, afirma.

No ano 2000 começaram a ser implementadas mudanças. Escolheu-se a escola Luis de Oliveira, de ensino fundamental, para funcionar como piloto para implantação do projeto. “O novo sistema de merenda escolar, seguido de duas refeições diárias por turno, diminuiu o custo das refeições e conseqüentemente teve um melhor aproveitamento pelos educandos”, afirma.

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