Balneário Pinhal é objeto de estudo de pós-graduação

A saúde bucal dos estudantes com 12 anos de idade matriculados na rede de ensino do Balneário Pinhal está sendo pesquisada pela cirurgiã dentista Carla de Castro Zuchetto. Pós-graduanda pela Faculdade de Medicina da UFRGS(Universidade Federal do Rio Grande do Sul), ela está com seu trabalho de conclusão do curso de especialização em Saúde Pública em fase final.

O objetivo da monografia é descrever a prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos residentes nos municípios de Balneário Pinhal e Cidreira, avaliando a necessidade de tratamento odontológico. O trabalho também tem como objetivo auxiliar no estabelecimento de metas em saúde bucal coerentes com a realidade local e contribuir na perspectiva da estruturação de um sistema municipal de vigilância epidemiológica em saúde bucal. Os dados, segundo a Dra. Carla Zuchetto, serão fornecidos às Secretarias Municipais de Saúde para subsidiar o planejamento, execução e avaliação de ações de saúde bucal no nível municipal do SUS.

No total, foram avaliadas 76 crianças, durante os meses de abril e maio, ou seja, 20 % do total de alunos com a idade de 12 anos matriculados na rede de ensino. Os exames foram coletados nas próprias escolas do município e, após, computados e analisados. A versão final do trabalho, que está sendo orientado pelo professor Ronaldo Bordin, chefe do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFRGS, será entregue no dia 30 de junho.

Comentários

Comentários