Bombeiros emitem nota sobre o caso do surfista desaparecido

Bombeiros emitem nota sobre o caso do surfista desaparecido

O corpo de bombeiros emitiu nota sobre o caso do surfista Gustavo dos Santos de Oliveira, de 18 anos, desaparecido desde o último dia 06, quando teria entrado no mar de Imbé, para surfar, não sendo mais visto.

Veja a nota abaixo.

“No dia 06 de Junho, por volta das 15:30 hs o Corpo de Bombeiros foi informado que dois Jovens entraram no mar para prática do Surf por volta das 11:30 hs próximo Av Santa Rosa em Imbé, e que o jovem Gustavo dos Santos de Oliveira, 18 anos não teria conseguido sair.

Na data do fato, o clima estava bom, vento nordeste fraco, corrente do mar no sentido lateral norte-sul. Devido a demora no aviso do desaparecimento, em torno de quatro horas, não houve possibilidade de empreender ações de resgate, somente depois do fato, que foram iniciadas as buscas e que devido a narrativa do fato e as condições de corrente e clima, acreditou-se que a corrente tenha levado o jovem para junto da vazante do rio Tramandaí que estava com intensidade forte e esta teria levado o jovem para o alto mar.

Foram percorridos em torno de 2800 Km entre idas e vindas pela orla, sem contabilizarmos as distâncias percorridas dentro do mar, os pontos mais distantes foram a praia de Atlântida (Xangri-lá) ao Norte e Barra da Lagoa do Peixe no município de Tavares.

Foram usados todos os meios e logísticas disponíveis, tais como Helicóptero, Quadriciclos, Drone, Câmera com lente telescópica, pick-ups, grupo de jipeiros- que deslocaram até o Município de Pelotas pela orla -, sinais de alerta emitido pela Marinha para todas as embarcações que pudessem estar navegando entre o Uruguai e o Rio de Janeiro conforme o SISTRAN/Marinha, apoio das embarcações da Transpetro, bem como a transmissão de informações aos Pescadores ao longo da praia e à população de modo geral.

Trabalhamos de forma incansável, intensamente nas buscas do Jovem por nove dias, ultrapassando em muito os prazos técnicos indicados para a situação, infelizmente não tivemos sucesso. A partir de então, os trabalhos serão realizados pontualmente, mediante informações da comunidade, bem como os Pelotões de Bombeiro Militar de toda a orla marítima estão em alerta através do telefone de emergência 193 para atender informações sobre o desaparecimento.

CLAUDIO MORAIS SOARES JUNIOR – MAJOR QOEM

Comandante do 9º BBM”

Comentários

Comentários