Bombou na Internet: entenda por que vestido pode ‘ter cores diferentes’

Postagem no Tumblr que iniciou a discussão sobre a cor do vestido (Foto: Reprodução/Tumblr)
dff
“Ilusão de luminosidade” faz o vestido mudar de cor (na terceira foto, a cor real)

Milhões de pessoas estão envolvidas em discussões em torno da cor de um vestido na internet. Uns juram que a roupa é azul com rendas pretas, outros gritam que é branco com rendas douradas. E você, o que vê?

O fenômeno é conhecido como “ilusão de luminosidade”, um tipo de ilusão de ótica.

Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, seus cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. “O que está acontecendo é que seu sistema visual está olhando para esse vestido e você está tentando compensar o viés cromático do eixo de luz do dia”, disse o neurocientista Bevil Conway em entrevista à revista norte-americana de tecnologia “Wired”.

O caso

Postagem no Tumblr que iniciou a discussão sobre a cor do vestido (Foto: Reprodução/Tumblr)
Postagem no Tumblr que iniciou a discussão sobre a cor do vestido (Foto: Reprodução/Tumblr)

A foto do vestido foi postada no Tumblr por um usuário chamado “swiked” na quarta-feira (25). Mas só após o site de entretenimento Buzzfeed perguntar a opinião dos leitores, na quinta-feira, que a dialética começou.

A publicação do Buzzfeed foi visualizada quase 22 milhões de vezes até a manhã desta sexta-feira. Uma pesquisa na publicação mostrou que 72% das pessoas acreditam que o vestido é branco e dourado.

Ilusão de luminosidade

De acordo com o Wikipédia, a luminosidade é uma variável subjetiva que não corresponde de um modo preciso a uma quantidade física. É uma estimativa da reflectância real dos objetos (a proporção de luz incidente que é refletida por uma superfície), feita pelo sistema visual.

Checkershadow_double_med

Note que vemos o quadrado A como sendo mais escuro do que o quadrado B. No entanto, como se vê pela figura da direita, em que simplesmente se adicionou duas barras com a mesma cor de A, ambos têm exatamente a mesma cor – têm a mesma luminância (a quantidade de luz visível que chega ao olho vindo da superfície é a mesma).

O que se passa é que o sistema visual não se limita a medir a quantidade de luz que chega ao olho, que é influenciada pelas sombras. Parece ter em conta o contraste local e saber que as mudanças de luz na transição entre superfícies de cores diferentes são geralmente mais abruptas do que as causadas por sombras. O sistema visual «sabiamente» usa apenas a informação sobre as transições mais abruptas para construir a imagem de reflectância. E por isso estima a cor dos objetos sem se deixar enganar pelas sombras de um objeto visível.

É uma «ilusão» que mostra o sucesso do sistema visual. Não é um bom medidor de luz, mas esse não é o seu propósito: se o sistema visual se baseasse apenas na luminância, não distinguiríamos uma superfície branca mal iluminada de uma superfície negra muito iluminada. A capacidade que o sistema tem para o fazer é aquilo a que se chama a «constância da luminosidade». O cérebro manda mensagem para o globo o ocular, assim dando para ver as impossíveis imagens de visão de óptica.

Comentários

Comentários