Campanha ‘Setembro Amarelo’ inicia em Osório

Foi aberta na tarde de terça-feira, 4/9, no Auditório do Posto Central Dr. Flávio Silveira, em Osório, a programação da Campanha Setembro Amarelo. A primeira atividade foi o Seminário de prevenção do Suicídio e Protocolos de Atendimento, voltado para os servidores da Secretaria Municipal da Saúde.

Discussões e debates em torno do importante tema  ganham destaque no decorrer deste mês  é marcado pelo chamado ‘Setembro Amarelo’, uma campanha de prevenção do suicídio. No Brasil, pelo menos 30 casos são registrados por dia e com base em dados inéditos do Ministério da Saúde, o suicídio já é considerado a quarta causa de morte entre jovens.

O trabalho de prevenção e ajuda aos que precisam são cada vez mais intensificados, principalmente, nesta época do ano. Confome Boletim do Ministério da Saúde, nos locais onde existem Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), uma iniciativa do SUS, o risco de suicídio reduz em até 14% e  essas ações acontecem com um trabalho de cuidados e acompanhamento em Osório.

A coordenadora da Saúde Mental no município e do Centro de Atenção Psicossocial – Casa Aberta, a psicóloga Denise Amaral destacou a importância de observar as pessoas, dialogar, ouvir, tomar um café, um chimarrão, trocar ideias ou encaminhar para profissionais, se necessário. Ações simples evitam problemas mais graves. “Problemas todas as pessoas têm, porém, é necessário buscar alternativas para ficar bem e preservar a vida”.

Confira a programação do Setembro Amarelo:

– Quarta-feira (5/9) – Seminário Estadual de Prevenção do Suicídio- PUC Porto Alegre.  participação da equipe do CAPS.

– Quarta-feira (12/9) – 19h30min- UniCnec/Auditório Romildo Bolzan.

Seminário Municipal de Prevenção do Suicídio e Promoção da Vida.

Aberto à comunidade

Palestrante: Dr. André Bendl.

– Sábado (15/9) – Panfletagem no Largo dos Estudantes.

Distribuição de abraços!

Realização: PMO/Jogue Limpo/Secretaria Municipal da Saúde, UniCnec e Hospital São Vicente de Paulo.

Comentários

Comentários