Carnaval com Arruda

O carnaval todos sabem, são quatro dias de folia nos quais o povo extravasa as angústias e tristezas armazenadas durante o ano, onde o cidadão comum vira rei e a única regra em vigor é a alegria. Enfim, é simplesmente a maior festa popular do planeta.

Por outro lado, a arruda é uma planta muito conhecida do povo brasileiro, servindo para espantar o “mau olhado” e as energias negativas. É utilizada nos rituais de candomblé para a proteção daqueles que a portam, normalmente atrás da orelha. Segundo a lenda, tem poderes miraculosos e a proteção máxima vem com o famoso “banho de arruda”.

Entretanto, por um capricho do destino, esta combinação tão conhecida e mágica para a população brasileira, o carnaval e a arruda, se mostrou trágica para o governador do Distrito Federal, senhor José Roberto Arruda, que permanecerá preso durante o período mais festivo do país.

Justamente no ano em que a capital federal completará meio século, ocorre a primeira prisão de um governador de estado efetuada num período de plena democracia. A ordem de prisão foi determinada pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça – STJ, em pedido feito pela Procuradoria Geral da República.

A prisão preventiva do governador Arruda e mais cinco assessores teve como fundamento o crime de coação no curso do processo (Código Penal, art. 344), eis que ele estaria ameaçando e corrompendo testemunhas do processo, em especial o jornalista Edmílson dos Santos, vulgo “Sombra”, que o denunciou por tentar coagi-lo e suborná-lo com um milhão de reais, para que ele mentisse sobre as imagens mostradas a todo o Brasil, afirmando tratar-se de montagens.

Todos lembram das imagens odiosas mostradas ao Brasil e ao mundo, no final do ano passado,  onde Arruda e outros assessores e políticos escondiam dinheiro ilegal em meias, paletós e cuecas. Pois são estas imagens que o governador Arruda quer agora fazer apagar e, na época, pateticamente afirmou que se tratava de dinheiro para compra de panetones aos pobres.

O ministro do STJ, Fernando Gonçalves, assinalou no decreto de prisão que se trata de uma verdadeira organização criminosa, composta por membros do executivo, parlamentares e empresários, que com o abuso de poder econômico e político, estão instalados no governo do Distrito Federal.

O presidente Lula afirmou que o episódio é uma tragédia para o processo democrático, mas ao contrário, a prisão de Arruda demonstra o aperfeiçoamento das instituições brasileiras e da democracia republicana.

Particularmente, fico satisfeito em saber que finalmente, não apenas “ladrão de galinha” vai preso. Porém, infelizmente, a julgar pela índole da maioria dos nossos políticos, vai faltar cadeia…

Comentários

Comentários