O ar frio e úmido vai predominar no Rio Grande do Sul nos próximos sete dias, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 04/2020 divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Emater-RS e Irga.

Nesta sexta-feira (24), a propagação de uma frente fria vai provocar chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados.

No sábado (25), ainda ocorrerão pancadas de chuva, especialmente na Metade Norte e no Leste (Litoral), e o ingresso de ar frio provocará o declínio das temperaturas. A região  deve ter mínima de 7°C.

No domingo (26), o tempo firme e frio vai predominar, com temperaturas baixas e formação de geadas ao amanhecer.

Entre a segunda (27) e terça-feira (28), a passagem de uma nova frente fria vai provocar chuva em todo o Rio Grande do Sul, com chance de temporais isolados. As mínimas alcançam 6°C  no Litoral.

Na quarta-feira (29), ainda ocorrerão pancadas de chuva no Norte e Leste (Litoral),  com tempo seco nas demais regiões, e a chegada de uma nova massa de ar frio provocará o declínio acentuado da temperatura, com valores negativos e formação de geadas na Campanha e Fronteira Oeste.

Os valores de chuva previstos oscilarão entre 20 e 35 mm na maioria das áreas do Estado, podendo alcançar 50 mm em alguns municípios. Nos Vales do Taquari e Rio Pardo, Serra do Sudeste, Região Metropolitana e na Zona Sul, os totais esperados deverão oscilar entre 50 e 65 mm.

O boletim também avalia as condições das culturas de trigo, canola, frutíferas de clima temperado, fumo e arroz. O documento completo pode ser consultado neste link.

Comentários

Comentários