CNEC de Geração em Geração: Família Reis desde os anos 70 na CNEC Osório

Fundada em 1962 na cidade de Osório, aqui e como nas demais localidades do Brasil, comunidades se relacionam, crescem, pessoas se formam e alcançam seus sonhos, tornando suas conquistas a história da CNEC.

A exemplo disso trazemos a história da Família Reis que iniciou sua ligação com a CNEC já na década de 70, quando Solano Reis conseguiu uma bolsa de estudos no antigo Colégio Conceição, na 5ª série. No colégio, concluiu o ensino primário e posteriormente ingressou no Colégio Marquês de Herval, para fazer o ensino médio profissionalizante, formando-se em técnico em Contabilidade.

Logo que começou no colégio Conceição, sua mãe, Araci Maria Santos Reis (in memoriam) começou a trabalhar no colégio, como auxiliar de serviços gerais, no setor de limpeza, onde trabalhou por muitos anos.

Na época Solano ajudava sua mãe aos sábados. “Lembro-me de todos os sábados vir ajudar minha mãe a fazer faxina nas salas, limpávamos as classes para segunda-feira. Era comum os filhos virem ajudar as mães” recorda.

No colégio Marquês de Herval, Solano concluiu o ensino médio e posteriormente fez faculdade em licenciatura plena em Letras, onde se formou no final da década de 80.

Mas a história desta família ainda não terminou, mais tarde todos os cinco filhos estudaram no Colégio Cenecista Marquês de Herval. “ Escolhi colocá-los na mesma escola porque acabei criando um vínculo. Tenho muita ligação com esse espaço, criei uma afetividade pelo acolhimento naquela época”, explicou Reis.

E essa família ainda segue dentro dos corredores da CNEC Osório. Seu neto na educação Infantil, um filho no ensino médio, uma filha na graduação em Psicologia e seu filho mais velho, Marcelo Terra Reis, é coordenador do curso de Direito há cinco anos, onde iniciou como professor. Em 2016, com instalação do centro universitário, Marcelo também foi empossado pró-Reitor de Relações Comunitárias.

Unicnec

Comentários

Comentários