Suely Braga Crônicas e poesias por Suely Braga Assuntos em geral e poesias serão publicadas neste espaço.

Semana da Pátria

04/09/2012
Agosto partiu com ares de primavera. Setembro chegou e com ele a Semana da Pátria.

Sete de setembro o dia da Independência.

Independência!? O que temos a comemorar?

Nosso país saiu do jugo de Portugal e caiu no jugo do imperialismo dos Estados Unidos. Veio então o neoliberalismo a era das privatizações, do Estado mínimo.

Um país continental com tantas riquezas, tanta beleza, com uma flora e uma fauna inigualável cobiçada, explorada, vilipendiada pela ganância dos países ricos,Não só pelos estrangeiros, mas pelos gananciosos brasileiros que ainda exploram e querem vender nossa pátria.

O Brasil sempre foi conhecido pelo “país do futuro”. Conhecido no mundo pelo país do futebol, do carnaval. Considerado como um país de gente alegre, do prazer, da festa, do “jeitinho”, como um povo descompromissado, leviano e até mesmo preguiçoso. Não como um país sério.

Agora, em pleno século XXI, na era da globalização, somos cidadãos do mundo e o Brasil de uns anos para cá passou a ser respeitado lá fora. Parece que não é mais considerado o “país do futuro” e nem estamos “deitados em berço esplendido.”

Apesar das grandes desigualdades sociais, das mazelas que ainda crassam: miséria, violência, corrupção, tráfico de drogas e tragédias, desrespeito às leis, violação dos direitos humanos, ja lideramos os países da América Latina, do Cone Sul e estamos pleiteando uma vaga no Conselho da ONU. Passamos a ser respeitados no exterior.Temos atualmente uma mulher Presidente, nas capas das revistas estrangeiras como a terceira Mulher mais poderosa do mundo.

Os meios de comunicação locais so exploram,  diária e constantemente em seus jornais e programas de TV: a violência,assaltos, roubos ,seqüestros,  tráfico de drogas exploração sexual, sem salientar o que está sendo feito para o desenvolvimento do país.Estes canais estão defendendo seus próprios interesses e o interesse dos poderosos.Principalmente a poderosa Rede Globo, que deseja cada vez mais alienar o povo.”Pão e circo para todos.”

Para sabermos notícias sérias precisamos entrar na internet, nos sites da imprensa alternativa como: Sul 21, Carta Maior, Carta Capital, Adital e outros.

Os próprios brasileiros vendem a imagem de um Brasil corrupto, desvalorizado, sem conserto Pululam na internet artigos e e-mails escorchantes, mal intencionados, espalhando uma imagem negativa com críticas sarcásticas. São os decepcionados, desiludidos, os sem esperança que fazem questão de afundar o país.

Pergunto: o que fazem para contribuir com o desenvolvimento da sua pátria?

Temos que criticar e desenvolvermos nos jovens, nas escolas o espírito critico, a capacidade de serem independentes, não “Maria vai com as outras”, mas com críticas abalizadas e não ficar sempre batendo na mesma tecla como um “disco ingçado”.

Vamos comemorar a Independência?

Vamos comemorar sim as nossas conquistas conseguidas com tanta luta e acreditar que o povo brasileiro é um povo alegre, mas sofrido, honesto e trabalhador.
Suely Braga
suely_braga @yahoo.com.br
Enviar para um amigoImprimirFazer comentárioVoltarVoltar para o topo »Comentários »Últimas colunas: