Com saudade da chuva? MetSul diz que ela vem e com elevados volumes

17098182_1137472426380218_6148885216058946668_nPeríodo de maior instabilidade atmosférica é esperado no Rio Grande do Sul entre hoje (03) e o domingo (05), quando o Estado deve estar sob a influência de centros de baixa pressão e de frente fria.

Neste período de atmosfera mais instável o Estado terá chuva mais ampla e não localizada. Projeta-se ainda o risco de precipitações localmente fortes e intensas com elevados volumes em curto intervalo (50 mm a 100 mm em seis horas) em algumas regiões.

Mesmo que os índices de instabilidade não sejam muito altos, a dinâmica atmosférica poderá propiciar ainda alguns temporais isolados hoje e também neste sábado.
Amanhã, aliás, corrente de jato em baixos níveis (corredor de vento a cerca de 1500 m de altitude) atua sobre parte do território gaúcho, acentuando a instabilidade à medida que trará ar mais quente numa atmosfera já úmida e com baixa pressão. Por isso, o risco de chuva forte e de temporais no Estado é valido para hoje, consequência do forte calor, como para amanhã, por efeito da corrente de jato.

Nesta sexta, a chuva que já atinge o Oeste nesta manhã atinge a maioria das regiões da tarde pra noite. Amanhã (04), a chuva afeta quase todo o Rio Grande do Sul. No domingo, a nebulosidade diminui e o sol aparece no Estado, contudo ainda se espera chuva passageira e localizada em diversas áreas do Estado em parte do dia.

Meteorologista Estael Sias – MetSul

Comentários

Comentários