Competição marca Dia Nacional do Salva-Vidas em Capão da Canoa

A Brigada Militar realizou, nesta quinta-feira (28), em Capão da Canoa, solenidade alusiva ao Dia Nacional do Salva-Vidas, dentro das atividades da Operação Golfinho 2007. No evento que ocorreu à beira-mar, em frente à Guarita 76, 65 salva-vidas, entre efetivos da BM e civis temporários, participaram de uma competição de Duatlo – corrida e natação. O vencedor da prova foi o salva-vidas civil Thiago Silveira Ferreira, 18 anos, de Imbé, com o tempo de 9 minutos e 16 segundos. Em segundo e terceiro lugares chegaram o soldado Rafael da Silva Mello, de Xangri-Lá e o civil Marco Paim Reis, de Imbé.

Na prova, os competidores correram 500m ao longo da faixa beira-mar e depois nadaram 500m contornando a bóia de balizamento. Encerrando o percurso, os competidores correram outros 500m, até alcançarem a linha de chegada. Três salva-vidas mulheres também participaram do Duatlo.

Foram premiados os três primeiros colocados das seguintes categorias: A – de 18 a 24 anos; B – de 25 a 29 anos; C – de 30 a 34 anos; D – de 35 a 39 anos; E – de 40 a 44 anos; F – a partir de 45 anos e G – Feminino. Os demais atletas receberam prêmio por participação.

Segundo o comandante dos salva-vidas do Litoral Norte, tenente-coronel Joel Prates Pedroso, a competição tem o objetivo de mostrar à comunidade que os salva-vidas estão preparados para entrarem em ação, caso necessário, e com um bom preparo físico. “Quem sai ganhando com esta é a comunidade, que vai encontrar um salva-vida bem treinado, que se dedica na sua prestação de serviço à população”, enfatizou.

Pedroso ressaltou, ainda, que a prioridade da corporação é a prevenção em relação aos cuidados que os banhistas devem ter no mar. “Damos prioridade para a prevenção, inclusive através dos nossos projetos institucionais, como Salva-Vidas Mirim, Salva-Vidas Máster, Surf Salva, Jet Salva, enfim, várias campanhas para que, juntos, BM e comunidade, possamos diminuir o número de afogamentos”, salientou.

Comentários

Comentários