Complexo de vira-lata – Erner Machado

Erner Machado

“Complexo de vira-lata” é uma expressão criada pelo dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues, a qual originalmente se referia ao trauma sofrido pelos brasileiros em 1950, quando a Seleção Brasileira foi derrotada pela Seleção Uruguaia de Futebol na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã.

O Brasil só teria se recuperado do choque (ao menos no campo futebolístico) em 1958, quando ganhou a Copa do Mundo pela primeira vez.

O fenômeno também é referido como vira-latismo ou viralatismo.

Para Rodrigues, o fenômeno não se limitava, somente, ao campo futebolístico;

Por “complexo de vira-lata” entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima.

Cito Nelson Rodrigues ( através da Wikipédia) para tentar entender que, somente, o nosso complexo de Vira-Latas pode justificar, os seguintes fatos , entre outros, que movimentam a Nação, neste segundo semestre:

a) Um tal de site INTERCEPT, colocar em dúvidas a idoneidade e legitimidade da Operação “ Lava a Jato “ , via publicação de diálogos entre um Juiz Federal( hoje Ministro da Justiça) e Procuradores Federais. E estes diálogos não são objeto de Processo Investigatório que legitimem ou não as autenticidades;

b) O Supremo Tribunal Federal, através de um advogado que não conseguiu ser Juiz, por Concurso Público, mas que virou Ministro por indicação de um Ex-Presidente que hoje é presidiário, suspendeu todas as investigações que estavam sendo feitas, pela Policia Federal, em decorrência de informações do COAF. Esta medida beneficia, com protelação, um grande número de pessoas que poderiam vivar réus, inclusive um Senador, que é filho do atual presidente da República;

c) O presidente da República acha que pode indicar um de seus filhos para ser embaixador em Washington, sob a justificativa de ele fala dois idiomas e que sabe fazer hambúrguer. E mais grave que isto é que tem uma legião de defensores da ideia dizendo que este é um ato personalíssimo do presidente e que não se constitui nepotismo.

Se alguém tiver outra explicação para isto, além do Complexo de Vira Latas, por favor, me auxiliem…

Erner Antonio Freitas Machado
Consultoria Financeira e Imobiliária
www.ernermachadoimoveis.com.br

Comentários

Comentários