Confira entrevista com Abrilino Souza Fogaça, que fala do Residencial Caminho da Lagoa, em Osório

230946_253641491424718_1595045461_nComo surgiu a ideia de criar o Residencial Caminho da Lagoa?

O Residencial Caminho da Lagoa, iniciou suas atividades em 06\10\2016. Surgiu de um projeto pessoal, por ser servidor da saúde mental a muito tempo, constatei a  falta de oferta de espaços para hospedar pessoas com sofrimento psíquico, hóspedes estes que necessitam de um olhar diferenciado e cuidados permanente, que pode ser de curta ou longa permanência. Muitas vezes aliviando assim seu responsável(cuidador), para que possa ter um tempo para si mesmo, inclusive tirar umas férias.

Quem pode se hospedar no local?

Pessoas de ambos os sexos, maiores de idade, portadores de transtornos mentais, egressos de internação psiquiátrica e que necessitem de um tempo maior para sua reinserção no espaço comunitário, também pessoas em acompanhamento nos CAPS,  para as quais o problema da moradia é identificado, servindo de suporte no  projeto terapêutico estabelecido para o usuário ou mesmo as pessoas que necessitam de cuidados por períodos curtos, servindo como alternativa de hospedagem  as suas famílias.

Tem tempo mínimo ou máximo de hospedagem?

O contrato firmado é por diárias, que pode ser de apenas algumas horas, dias ou até mesmo de um tempo maior, como meses, isso vai depender de suas necessidades e da contratação estabelecida.

Os hospedes participam de atividades ao longo dos dias?

Sempre respeitando sua possibilidades e com olhar terapêutico  participam da organização da casa, de jogos, de banhos de piscina. Com relação as atividades externas, prezamos a inserção na  comunidade (inclusão na rede de saúde, escolas, academias, passeios e tudo o mais que possa contribuir para seu desenvolvimento e resgate de cidadania), sempre acompanhados por cuidadores.

Para você, qual a principal vantagem de uma Residência Terapêutica?

Receber cuidados através de um olhar terapêutico e educativo em suas atividades diárias com relação a alimentação, higiene e conforto pessoal. Também convívio em grupo, resgate de cidadania atraves da inclusão social  na comunidade local.

Como os interessados podem fazer para entrar em contato?

Através do e-mail: abrilinofogaca@yahoo.com.br ou pelo telefone 051-984816869. Site - Facebook.

Qual o endereço do residencial?

Localizada na Rua: Dr.Mário Silveira, 341, Caiu do Céu, em Osório, RS.

Deixe um recado final.

Como mensagem deixo esta de Buda: O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente.

Comentários

Comentários