Construção de nova penitenciária em Osório é descartada pelo Secretário de Segurança Pública do RS

Com o objetivo de unir esforços, visando à permanência da 23ª Delegacia Regional de Polícia em Osório, a recomposição do efetivo da Brigada Militar do município, e a recusa de toda população em receber a construção de mais um presídio, o Presidente da Câmara Martim Tressoldi (PSDB), os Vereadores Ed Moraes (PMDB), Marcos Bolzan (PDT), Charlon Muller (PMDB) e Roger Caputi (PMDB) juntamente com o Prefeito Municipal Eduardo Abrahão estiveram, na tarde desta quarta-feira (19), em reunião, em Porto Alegre, com o Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer.

A mobilização se justifica pelo fato de movimentos recentes indicarem a intenção da 23ª Delegacia Regional de Polícia passar para o município de Capão da Canoa e a possível construção de uma nova estrutura prisional que abrigaria mais 600 presos no município.

Ocorre que em razão da crise financeira, o município de Osório sugeriu que a Delegacia Regional de Polícia fosse remanejada para o mesmo prédio da 1ª Delegacia de Polícia, tanto em razão da impossibilidade de continuar pagando o aluguel, como principalmente pelo fato do prédio atual da DP, oferecer condições de abrigar o efetivo da 23ª Delegacia Regional de Polícia. Cabe ressaltar ainda, o investimento que o município fez para dotar o novo prédio da Delegacia de Polícia Civil, com mobiliário e equipamentos de informática novos entre outros.

O Secretário Cezar Schirmer por sua vez, fez um resumo do cenário atual, no que tange os recursos escassos com a segurança em todo Estado. A respeito do aumento do efetivo no município de Osório, Schirmer destacou que há carência de recursos humanos em toda região, e que será necessário verificar a necessidade das cidades como um todo. Referente ao deslocamento da 23ª Delegacia Regional de Polícia de Osório para Capão da Canoa, o Secretário garante que não irá acontecer.

A construção de uma nova penitenciária no município de Osório foi totalmente descartada pelo Secretário Cézar Schirmer, que informou que nos próximos dias estará sendo divulgado o nome da cidade que receberá este novo presídio.

O Presidente da Câmara, Vereador Martim Tressoldi fez uma avaliação positiva do encontro, destacando que o Legislativo Osoriense será sempre parceiro na defesa dos interesses da comunidade.

Gisele Cardoso

Comentários

Comentários