Crianças preferem jogar videogame a visitar parques, revela estudo

Um estudo da organização não-governamental The Nature Conservancy mostrou que as visitas per capita a parques públicos dos Estados Unidos têm caído desde 1987. A razão está ligada ao aumento do uso da mídia eletrônica, que os pesquisadores chamam de “evidência de desinteresse na apreciação das pessoas pela natureza.”

“Quando as crianças preferem TVs a árvores, elas perdem contato com o mundo físico exterior e com a conexão fundamental destes lugares com seu dia-a-dia” avalia Steve McCormick, presidente e Chief Executive Officer (CEO) da ONG de preservação ambiental.

Os dados foram analisados pelos ecologistas Oliver Pergams, da Universidade de Illinois, e Patricia Zaradic, do Stroud Water Research Center com a contribuição do cientista Peter Kareiva da The Nature Conservancy.

Analisando mais de 12 variáveis, Pergams concluiu que videogames, filmes alugados, cinema e acesso à internet, bem como a alta nos preços dos combustíveis explicam 98% das razões para o declínio das visitas a parques públicos.

Entre os pontos avaliados por Pergams e Zaradic estão renda familiar, idade da população, aumento das viagens ao exterior e capacidade dos estacionamentos dos parques. Entretanto, nenhuma das correlações citadas passou tão perto como a relação com o entretenimento doméstico e os preços dos combustíveis.

Os resultados do estudo mostram que é necessário desenvolver uma conexão entre as crianças e a natureza para promover sua conservação.

Para atrair a população mais jovem às questões ambientais e de conservação da natureza, a The Nature Conservancy tem criado iniciativas como podcasts e a criação de comunidades em seu site.

Comentários

Comentários