Defesa Civil alerta: chuvas fortes, possibilidade de granizo e queda das temperaturas marcam a semana

O bloqueio de uma massa de ar seco no Oceano Atlântico favorece a permanência da chuva no Rio Grande do Sul pelo menos até a quinta-feira (25).

As chuvas mais fortes devem ocorrer entre a campanha, sul, centro-leste e leste gaúcho (Litoral). As temperaturas caem gradativamente e a sensação de frio aumenta.

Com o resfriamento da atmosfera, as chuvas podem vir acompanhadas de granizo.

CONDIÇÃO HIDROLÓGICA

A frente fria pode trazer volumes significativos às bacias gaúchas, provocando a elevação dos rios

Os maiores acumulados devem ocorrer principalmente na metade sul, com destaque para as bacias Ibicuí, Santa Maria, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Camaquã, Mirim-São Gonçalo e Baixo Jacuí.

A condição de ATENÇÃO permanece até a sexta-feira, quando uma massa de ar seco e frio ingressa, deslocando a chuva para fora do Estado, finaliza a Defesa Civil.

Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu aviso para possibilidade de precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, vento de 60 a 100 Km/h e queda de granizo nesta terça-feira (23), em alguma regiões do estado, incluindo o Litoral Gaúcho.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

 

Comentários

Comentários