Defesa Civil faz levantamento das áreas e famílias atingidas pelas enchentes

A Defesa Civil do Estado iniciou na segunda-feira (5) o levantamento das áreas atingidas pelas enchentes em decorrência das chuvas do fim de semana. A ação envolve o trabalho conjunto das coordenadorias estadual e municipais da Defesa Civil, da Brigada Militar, por meio do Comando Ambiental, do Grupamento de Polícia Militar Aéreo, do Corpo de Bombeiros e do Policiamento Ostensivo, e das prefeituras.

O subchefe da Defesa Civil, tenente-coronel Forlin, sobrevoou sete municípios do Litoral Norte (Itati, Maquiné, Mampituba, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul e Três Cachoeiras) para avaliar as áreas de risco e verificar as necessidades das famílias afetadas. Há registros de danos também em Erechim, Cerro Grande do Sul, Sertão Santana, Barra do Ribeiro e Alegrete, este último atingido por um vendaval.

Segundo dados da Defesa Civil, no total, são 914 residências danificadas e 64 destruídas, contabilizando 2.506 pessoas desalojadas e 234 desabrigadas, com três vítimas fatais: dois casos em Erechim e um caso em Morrinhos do Sul. Foi designado um helicóptero para salvamento e transporte de alimentos, água e medicamentos.

A Defesa Civil articula o recebimento de doações, as compras de materiais e também o seu encaminhamento para as famílias necessitadas. A ação deve se estender pelos próximos dias, até que todos os municípios afetados declarem situação de emergência.

Comentários

Comentários