Deputados vistoriam municípios atingidos no litoral norte

Os deputados Alceu Moreira (PMDB), Dionilso Marcon (PT) e Mano Changes (PP) e uma força-tarefa do Exército percorreram mais de 300 quilômetros nesta quarta-feira (07) dos municípios do Litoral Norte do Estado atingidos pelas fortes chuvas do último final de semana.

A situação que encontraram em Mampituba, a cidade mais afetada pelo temporal, foi chocante. Plantações inteiras de bananas soterradas pelo desmoronamento de morros, animais mortos, pontes destruídas, posto de saúde no chão, 81 casas danificadas e outras 14 totalmente perdidas.

A professora Gedalva Alves está desde segunda-feira (05) buscando no barro e na sujeira roupas e móveis que possam ser levados para uma casa emprestada por parentes. Nem mesmo as doações vindas de todo o Rio Grande do Sul e do poder público estadual e municipal amenizam a dor e o sofrimento de famílias que levaram anos para construir um patrimônio. “Todos os dias acho que tudo não passa de um sonho ruim. Foram trinta anos de vida levados pelas águas em apenas duas horas”, lamentou Gedalva.

Produção perdida
Dos mil hectares de arroz plantados em Mampituba, a Emater calcula que 80% foi perdido. Já a estimativa para a perda na produção de feijão, mandioca e milho deverá ficar em torno de 60%. Para o prefeito Valdir Nascimento, se o governo federal não olhar para a região, muitos produtores terão que vender suas terras e buscar outra alternativa de renda e de sobrevivência.

O deputado Dionilso Marcon anunciou que vai buscar com a bancada do PT na Assembléia Legislativa o apoio necessário para que o governo do Estado e a União liberem recursos para que as famílias recuperem-se das perdas.

Aquecimento global
O deputado Mano Changes disse que, além da mobilização e da solidariedade, deve haver uma conscientização dos cidadãos sobre os riscos e conseqüências do aquecimento global. “Com aquecimento global, não podemos prever daqui a quanto tempo ocorrerá uma nova catástrofe no Litoral Norte ou em qualquer outro lugar do mundo. Portanto, acredito ser um dever parlamentar levantar esse debate sobre as mudanças climáticas e suas graves conseqüências, inclusive à sobrevivência humana”.

Mano destacou, ainda, a necessidade de acabar com a burocracia no serviço público. Segundo ele, “têm pessoas sem casa, comida na mesa e sem emprego. Vão ter que recomeçar do zero.

Pressão política
Alceu Moreira, que propôs a vistoria aos deputados, disse que o papel do Parlamento gaúcho é articular-se com os governos estadual e federal, através da pressão política, para restabelecer uma cidade perdida pela chuva. “A curto prazo, é preciso um mutirão com todos os órgãos governamentais para construir casas, cuidar da saúde das vítimas do temporal, retirar entulhos e animais já em estado de decomposição para colocar o rio no seu eixo normal”, sentenciou.

Ainda nesta semana o Exército vai começar o trabalho de recomposição das pontes de Mampituba e Morrinhos do Sul. A informação é do engenheiro do Exército, coronel Mario Lacerda, que avaliou os estragos da chuva. “A idéia é lançarmos, num primeiro momento, quatro pontes semi-permanentes em até quinze dias”.

Além de Mampituba e Morrinhos do Sul, os municípios mais atingidos pelo temporal foram Itati, Três Forquilhas e Torres.

Comentários

Comentários