Deus dá o frio conforme o cobertor – Por Jayme José de Oliveira

Já ouvimos muitas vezes: “Deus dá o frio conforme o cobertor”. Induz a pensar que TODOS têm oportunidades, ao menos em princípio, para superar as dificuldades, resolver os problemas que ocorrem e suportar as desigualdades impostas por circunstâncias sobre as quais não tem ingerência nem responsabilidade.

Analisemos com profundidade e sinceridade a assertiva, trata-se duma falácia, uma irrealidade. Como admitir que uma pessoa incapacitada ao uso das mãos possa concorrer, em igualdade de condições, com os fisicamente aptos? Impossível? Pelo menos, extremamente difícil. Com muito esforço, dedicação e suporte indispensável, pessoas nessas condições conseguem ultrapassar com galhardia o “destino”.

Apresento-lhes como exemplo uma associação que pode ser acessada pelo telefone (11)50535100, para maiores detalhes, acessem no Google: “PINTORES SEM MÃOS”. Uma modesta quantia, não é caridade e não se deve enviar dinheiro, espere a chegada do produto: Cartões de Natal pintados segurando o pincel com a boca ou com os dedos do pé. São lindos! Fantásticos!

zz2

A Pintores com a Boca e os Pés não é uma associação beneficente, mas sim uma sociedade de membros especiais importantes. Todos os seus integrantes aprenderam a pintar sustentando o pincel com a boca ou com os dedos dos pés, por não possuírem o uso das mãos.

A constituição da sociedade, no ano de 1956, deu oportunidade a todos os seus membros de se manterem com a venda de pinturas em forma de cartões, calendários e outros artigos. A principal preocupação da associação é incentivar pessoas com essas deficiências, proporcionando-lhes uma bolsa de estudos até o seu aperfeiçoamento na pintura.

zz1Arthur Ricardo David Hirche

Nascido em 3 de janeiro de 2005 em São Paulo, SP. Nasceu com artrogripose múltipla congênita e é o mais jovem artista da Associação.

Pinta com a boca, gosta de pintar flores e mar. Diz que a pintura o diverte e o deixa mais calmo. Arthur esbanja alegria e simpatia, adora ler e jogar videogame.

 

zz3Aline Korb

Nascida em 7/6/1983 no Rio de Janeiro, RJ. Aos 17 anos uma meningite deixou como sequela uma lesão na medula, fazendo com que perdesse os movimentos dos braços, mãos e pernas.

Mora no Hospital Universitário Pedro Ernesto, gosta muito de pintar e pretende se profissionalizar na pintura.

 

zz4Antonio Luiz Martins

Nascido em 5/12/1963, Botucatu, SP. Ficou tetraplégico em 1991 após um acidente automobilístico.

Descobriu a arte no centro de reabilitação e desde então encara a pintura com profissionalismo e entusiasmo.

Atualmente dá aulas de pintura em sua cidade.

 

 

Jayme José de Oliveira
cdjaymejo@gmail.com
Cirurgião-dentista aposentado

Comentários

Comentários