É Páscoa mais uma vez - Dom Jaime Pedro KohlA Páscoa hebraica celebrava a passagem da escravidão do Egito para a liberdade na terra prometida. De um estado de opressão e exploração para uma condição, mesmo que mais precária, mas digna de pessoas e povo que constrói o seu destino.

O lema da Campanha da Fraternidade deste ano: “serás libertado pelo direito e a justiça”, traz à tona o conteúdo da Páscoa cristã. O resultado da paixão, morte e ressurreição de Jesus é a libertação, a remissão dos pecados, a nossa salvação.

Esta salvação consiste na passagem da morte para a vida, do pecado para a graça. Todos os que acolhem Jesus de Nazaré como Filho Unigênito de Deus, nele acreditam e se fazem batizar em nome da Trindade são agraciados com a vida nova: o Espirito Santo de Deus derramado nos corações dos que creem.

A ressurreição de Jesus faz novas todas as coisas, rejuvenesce, ergue, dinamiza, desperta, encanta, convida, envia… É festa da vida! Deixemo-nos iluminar e envolver pela alegria da ressurreição!

Todas as narrações da ressurreição trazem a marca do encanto, surpresa, esperança, encorajamento, da boa notícia que precisa ser levada aos confins da terra: “Alegrai-vos. Não temais! Ide anunciar a meus irmãos que os precedo na Galiléia”.

Com a ressurreição começou um tempo novo: Kairós. A partir do sepulcro vazio, das aparições do ressuscitado e do vento impetuoso de Pentecostes a saída continua até quando tiver uma alma a ser alcançada pela mais estupenda notícia já revelada aos homens: “Jesus ressuscitou e está sentado a direita do Pai, advogando por nós”.
Quem sabe que, com a facilidade que a mídia moderna tem de globalizar tudo, possa globalizar também a Boa Nova da Páscoa, qual precioso presente oferecido gratuitamente por Deus a todos os homens. Já pensaram que maravilha seria, se os dois terços da humanidade acolhessem, em poucos dias, a mensagem pascal? Teria milagre maior do que este?

A Páscoa carrega consigo um dinamismo missionário potente que empurra para fora, dando continuidade a corrida iniciada por Maria Madalena, Pedro e João, pelos discípulos de Emaús, pelo cético Tomé e muitos outros, que nos dias de ontem e de hoje, vão pelo mundo dando testemunho do Ressuscitado, até o dia em que seremos um só rebanho e um só pastor em Cristo Jesus.

Mesmo em meio as lutas do dia a dia continuemos cantando: “A Páscoa não é só hoje, a Páscoa é todo dia…”, porque Cristo prometeu permanecer conosco para sempre, até a consumação dos séculos.

Sim, é Páscoa mais uma vez. Não deixemos que se reduza a um simples evento, mas causa de vida e renovação da esperança cristã.

Para refletir:

1) Como estou preparando-me para celebrar a Páscoa?

2) Que tal participar das celebrações de todo o Tríduo Pascal de minha paróquia ou comunidade?

3) Porque não um gesto concreto de caridade com alguma situação que clama por solidariedade? Um encontro de família? Uma visita surpresa?

Textos bíblicos: At 10, 34.37-43; Jo 20, 1-9; Lc 24, 13-35; Sl 117.

Dom Jaime Pedro Kohl

Bispo de Osório

Comentários

Comentários