EMEI “Marino Braga” é a mais nova conquista de Passinhos em Osório

Em clima de muita alegria, foi inaugurada nesta quinta-feira, (17/7), a EMEI “Marino Pereira Braga”, no Distrito de Passinhos, com a presença de um público expressivo e de integrantes da Banda Municipal de Osório.

O prefeito Eduardo Abrahão afirmou que essa é uma conquista de grande importância para o Poder Executivo e para os moradores que estão tendo mais um sonho realizado.

“Estamos entregando essa escola, que foi um compromisso assumido com a comunidade. É uma grande conquista para todos e acima de tudo a garantia de educação com qualidade aqui no Distrito, sem a necessidade de deslocamento dos pequenos para a cidade ou outras escolas. O Poder Executivo, tem feito o possível para que a comunidade tenha seus anseios atendido e isso nos deixa lisonjeados”.

Representando a família de Marino, Oneimar Ramos Braga, agradeceu o reconhecimento, afirmou que a educação sempre precisa de incentivo.

“Essa obra e a homenagem prestada ao pai através do Poder Executivo e do Poder Legislativo, representam o ato de ajudar o próximo, algo que é sempre muito necessário e sempre foi valorizado pelo nosso pai. Estamos felizes, assim como ele deve estar no plano em que se encontra”.

Na ocasião, o prefeito anunciou o nome da diretora que é Márcia Nadir de Oliveira, falou sobre a obra de pavimentação em bloquetos, que será executada próxima a EMEI ainda neste ano e destacou a possibilidade da municipalização da Escola Mirko Laufer, se essa for uma vontade da comunidade.

Após o descerramento da placa de inauguração, Regina Silveira Lopes destacou sua alegria de ver a obra de grande relevância pronta. “Nós fomos contemplados aqui em Passinhos com uma Escola muito linda. Um ambiente agradável que vai atender e contemplar as nossas crianças. Estou muito feliz e esse é um dos meus sonhos realizados. Hoje vim prestigiar e comemorar, fiquei realizada com o convite e estou aqui comemorando e parabenizando quem fez essa bela obra”.

Samuel Ferreira da Silva explica que a Escola de Educação Infantil é uma conquista da comunidade toda e sem dúvida é algo marcante que ficará na história do Distrito. “A educação é o começo e o futuro de uma vida, ver essa escola como um dos nossos patrimônios é motivo de alegria e realização. Sei que minha filha vai fazer parte da história de uma escola aqui, perto da família e dos amigos”.

Edna Raupp Lentz, mãe de aluna inscrita na EMEI disse estar muito feliz com a inauguração. “Estou realizada e contente, principalmente pelo fato das crianças serem atendidas em uma escola perto de casa, sem precisar se deslocar para Osório com transporte escolar. É um sonho, sem contar a tranquilidade e a maior segurança. Saber que estarão aqui, sendo atendidos no Distrito, nos deixa aliviados e, ao mesmo tempo gratos ao prefeito que tomou essa sábia decisão e como nos disse, está aqui nos presenteado com uma bela obra. Só temos a agradecer ao Poder Executivo pelo investimento”.

O município investiu na obra da EMEI de Passinhos, com 101m², o valor de R$ 177.830,74. O projeto foi executado pela empresa Expressão Engenharia e Construções Ltda, com o acompanhamento do Engenheiro Jorge Schramm, fiscalização do Engenheiro André Abitante e do engenheiro Eletricista Solis Leiria Rocha.

Prestigiaram o ato, além do prefeito Eduardo Abrahão; da primeira-dama Soraia Abrahão; vice-prefeito Eduardo Renda; secretária de Educação, Lourdes Helena Gularte; filhos do homenageado Marino Braga, autoridades civis e militares e a comunidade.

A denominação da EMEI de “Marino Pereira Braga” é amparada pela Lei nº 6.218 de junho de 20189.

Marino Pereira Braga

 

Nascimento: 25 de abril de 1937

Naturalidade: Santo Antônio da Patrulha

Filiação: Feliciano Silveira Braga

                Júlia Pereira Braga

Esposa: Oneida Maria Ramos Braga

Filhos: Oneimar Ramos Braga

Marineida Ramos Braga

Faleceu em 16 de julho de 2016

 

No ano de 1980 comprou uma propriedade rural no Município de Osório – Distrito de Passinhos, com o intuito de criar gado, plantar e descansar nos finais de semana, acabou com o tempo indo morar na chácara, onde fez muitas amizades com a comunidade da localidade e com isso para ajudar as pessoas que precisavam, fez inúmeras viagens para Porto Alegre onde tinha residência, com seu próprio carro e deforma gratuitapara levar pessoas com problemas de saúde para consultas médicas. Um homem muito politizado desde muito jovem, apreciador e apoiador das políticas e candidaturas de Leonel Brizola, filiado ao PDT, foi a cada dia se mobilizando mais junto ao executivo municipal para ajudar a trazer benefícios e benfeitorias para o Distrito de Passinhos, como exemplo, praça, manutenção das estradas ainda de chão batido na época, transporte escolar para os alunos que precisavam estudar em Osório, transporte de pacientes para consultas médicas, ginásio de esportes, melhorias no Posto de Saúde com atendimento médico diário, associação do pequeno produtor rural, sempre muito participativo nas festas de igreja do município atuava nos leilões que foi motivo de conhecer muitas pessoas.

 

Foi Presidente do Clube Esportivo Passinhense

Foi Sub Prefeito de Passinhos.

Vereador12º Legislatura de 1997 a 2000

Vereador13º Legislatura de 2001 a 2004.

Comentários

Comentários