Enchente: diminui número de pessoas em abrigos

De 234 pessoas que estavam em abrigos nos municípios castigados pela chuva, apenas 40 pessoas continuam, a maior parte em Maquiné. Cerca de 100 pessoas conseguiram voltar às suas casas e o restante foi para casa de parentes.

O município de MAMPITUBA até o presente momento é a localidade que registra os maiores prejuízos econômicos e sociais. A CEEE já restabeleceu a energia elétrica na cidade, exceto das residências que foram destruídas totalmente (10). Em ITATI 20 residências da localidade de Morro Barreiro permanecem sem energia e em MAQUINÉ 30 residências na localidade de Cerrito também estão sem energia.

A Defesa Civil do Estado está no local dando assistência à população atingida, levando alimentos e agasalhos e fornecendo um contentor flexível (pipa de plástico resistente), com capacidade para o transporte de 4.200 litros de água potável. Segue fazendo vistorias nos municípios atingidos e avaliação das áreas de riscos. Além disso, presta assistência técnica às prefeituras no gerenciamento das demandas de socorro a população atingida. Foi mobilizado um helicóptero do Estado para assistência e salvamento de pessoas, transporte e entrega de alimentos (cestas básicas), água e medicamentos.

Em SÃO JOSÉ DO NORTE o senhor Gilberto Paiva, representante da COMDEC deverá se reunir com o Prefeito José Vicente para a elaboração do NOPRED e proceder ao levantamento de danos causados pelo vendaval seguido de chuva de granizo que atingiu a localidade de Curral Velho.

Uma equipe de Oficiais de Engenharia do Exército Brasileiro fez, durante o dia de hoje, uma visita a Mampituba e cidades vizinhas. O objetivo era vistoriar e avaliar quais as possibilidades de auxiliar as prefeituras na recuperação das estradas que foram danificadas na enxurrada. Além do Exército, o DAER também fez vistorias no local.

Além das estradas, a saúde também recebeu maior atenção no dia de hoje. A Secretaria da Saúde enviou duas equipes de vigilância sanitária e epidemiológica para Mampituba, levando vacinas e kits de hipoclorito. Esse kit garante a potabilidade d’água, evitando a infecção dos moradores da região.

ÓRGÃOS ESTADUAIS ENVOLVIDOS: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil; Brigada Militar (Comando Ambiental, Grupamento de Polícia Militar Aéreo, OPMs locais e Corpo de Bombeiros); CEEE, Secretaria da Saúde, DAER.

ÓRGÃOS MUNICIPAIS ENVOLVIDOS: prefeituras e coordenadorias municipais de Defesa Civil (COMDEC).

Comentários

Comentários