Enfermagem UNICNEC promove painel sobre violência contra a mulher

Na última quinta-feira, no auditório Felipe Tiago Gomes, o Curso de Enfermagem da UNICNEC promoveu uma mesa de discussões acerca da violência contra a mulher. O evento foi realizado em comemoração ao Outubro Rosa. Apesar do mês ser de conscientização para o câncer de mama, a temática da violência foi abordada porque, além de ser uma questão pouco discutida, faz parte de um problema de saúde pública que interfere diretamente sobre a Saúde das Mulheres.

A abertura do painel teve a participação das senhoras da Liga de Combate ao Câncer, grupo de Capão da Canoa que apresentou a paródia da música “Despacito” sobre a realização do autoexame de mamas. Em seguida, a primeira convidada, a Vereadora e Comandante da Brigada Militar de Porto Alegre, Nádia Gerhard, fez uma retrospectiva no tempo sobre a violência constante que as mulheres sofrem, chegando até os dias de hoje.

O debate também contou com a psicóloga Joseane de Souza. Ela falou sobre sua vivência no trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade, comentando a reinserção dessas mulheres no convívio social e mercado de trabalho. Para encerrar a mesa de conversa, a enfermeira Caroline Cardoso Florência, egressa da UNICNEC, explicou o funcionamento da rede de assistência à mulher vítima de violência no Litoral.

O evento disponibilizou um local para coleta de lenços, que serão destinados à Liga de Combate ao Câncer do Litoral. A mesa de debate foi organizada pela coordenadora do curso de Enfermagem, Jandrice Carrasco, e pelas professoras mestres Hanaí Minuzzi e Lucélia Cardoso, com o apoio dos alunos do Estágio Curricular I para organização e decoração do espaço.

Comentários

Comentários