Escola de Osório adota a metodologia de Mapa Conceitual

As professoras Iara, Patrícia e Mônica da Escola Municipal Duque de Caxias adotaram a proposta de trabalho com Mapas Conceituais, onde desenvolveram pesquisas para responder inquietações e curiosidades trazidas pelos educandos para o ambiente escolar.

A utilização desta metodologia tem sido fator preponderante para um melhor desenvolvimento cognitivo e motivador, no que se refere ao ato de organizar as idéias rumo ao objetivo, ao ser mais autônomo, motivado à busca do saber e crítico diante das informações.

Ao construir o Mapa Conceitual percebe-se as inúmeras possibilidades de construção do conhecimento, não somente para questão de conteúdos, mas também para problemas imediatos de outras ordens: proposições e indagações trazidas pelo aluno de seu contexto social.

As descobertas, ao se utilizar esse método, são inúmeras e surpreendentes, os alunos estabelecem inter-relações com áreas de conhecimento e o que no início parecia um fazer impossível e distante, hoje já é prática diária e geradora do processo ensino-aprendizagem realmente significativo, pode-se ilustrar essas afirmações com alguns exemplos ocorridos em sala de aula: alunos mostram em casa o mapa conceitual e discutem com os familiares sobre o assunto, trazendo anotações; pedem para os pais e irmãos para retirarem livros com informações pertinentes ao tema do mapa.

Em síntese, os alunos pesquisaram e evidenciaram o que compreenderam sobre o tema por eles escolhido, além de analisarem as alterações realizadas pelo professor, concordarem ou mesmo discordarem e apresentarem seus argumentos.

Os professores analisaram seus trabalhos, compreenderam o raciocínio dos alunos e realizaram, colaborativamente, as alterações que julgaram necessárias. Neste momento os professores são orientados, os colegas que conhecem mais a temática, favorecendo o crescimento e a construção do conhecimento de seus alunos.

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