Escolha da profissão – Psicóloga Marisele Souza

Preciso escolher uma profissão, e agora? Essa dúvida acontece com muitas pessoas, principalmente adolescentes que terminam o ensino médio e se veêm tendo que decidir sobre seu futuro, escolher uma profissão que possa trazer satisfação. Diante disso, muitos sentem-se pressionados pelas próprias exigências, pela família e também pela sociedade, que acaba cobrando desse adolescente, decisões a cerca de sua vida profissional, exigindo decisões definitivas e que sejam bem sucedidos.

Partindo disso, a orientação profissional é um trabalho realizado por psicólogo(a) com o objetivo de trabalhar o autoconhecimento. Conhecer bem a si mesmo é um ponto importante, identificar quais seus valores, suas prioridades, suas habilidades e vocações. Sendo o primeiro passo para uma escolha adequada em qualquer área.

Afinal, a profissão vai além de ganhar o salário, é parte de nós, define nosso estilo de vida, nossa rotina, o ambiente que faremos parte, ao se escolher a profissão se escolhe não só o que se deseja fazer, mas também o que se deseja ser.
É importante ter em mente que quando pensamos em uma profissão para a vida toda pode causar muita ansiedade e então deve saber que a escolha que está fazendo é a melhor que pode ser feita nesse momento da vida.

Ter consciência de que existe a possibilidade futura de mudar e desistir do que se escolheu é importante e não significa que se deve abandonar o curso que escolheu na primeira nota baixa, na primeira insatisfação, pois tudo na vida tem seu lado bom e seu lado ruim e com a profissão funciona da mesma forma. Mas, se o curso realmente não é o que queria, você pode tentar outro ou tentar uma transferência.

Escolher uma profissão para algumas pessoas pode ser mais fácil e para outras nem tanto, para isso, procurar um(a) psicólogo(a) pode ser uma boa alternativa para fazer a escolha, conhecer a si mesmo e buscar equilíbrio emocional.

Psicóloga Marisele Souza

Atendimento:

Personal Med – Avenida Getúlio Vargas, 1010, centro, Osório/RS.

Telefone: 51 3148-0101.

 

Comentários

Comentários