Esplendor da natureza – Jayme José de Oliveira

O Criador é o maior artista, humanos tentam canhestramente imitá-lo. Usando apenas elementos naturais esculpe obras de arte inimitáveis.

Vulcões são estruturas geológicas em que ocorre o lançamento de material magmático, cinzas e gases oriundos do interior da Terra para a superfície. A maioria das erupções ocorre em regiões montanhosas que acompanham as bordas das placas tectônicas.

Em 1815 a explosão mais poderosa já registrada na história abalou o planeta. O monte Tambora, na Sumatra abalou o planeta em um catástrofe tão vasta que causou 3 anos de esfriamento planetário, colapso na agricultura, pandemias mundiais e mais de 100.000 mortes.

Uma nuvem gigante de partículas minúsculas se espalhou pelo globo, bloqueando a luz do sol.

A Indonésia é conhecida mundialmente pelas suas praias paradisíacas e fica localizada entre a Ásia e a Oceania. Esse país é composto por 17.508 ilhas e possui 251 milhões de habitantes. Além das águas transparentes, a Indonésia é também terra da lava azul, um fenômeno surreal que acontece no vulcão KawahIjen.

O vulcão KawahIjen esta localizado na região de Kalianyar e chama atenção por ser o único vulcão no mundo que expele uma lava azul. Esse incrível fenômeno, que acontece ao leste da ilha de Java, atrai turistas todos os anos para apreciar essa diferente ação da natureza. O complexo vulcânico possui um cone principal com 20 km de diâmetro e 2.386 metros de altura.

Em sua principal e única cratera mede 361 metros de largura e 200 metros de profundidade, abaixo do ponto mais alto do vulcão.

A lava se torna azul quando sai do vulcão, ao entrar em contato com a grande quantidade de ‘enxofre puro’, que existe no vulcão. A alta temperatura da lava, que sai em média a 600°C, com o enxofre, faz a lava ficar com a cor azul ao entardecer. Curiosamente, a lava só se torna azul quando o sol começa a desaparecer.

Devido ao cheiro forte do enxofre a maioria dos turistas sobe para ver a lava com máscaras. Porém, no vulcão EXISTEM TRABALHADORES QUE EXTRAEM ENXOFRE NOITE E DIA. Homens e mulheres trabalham com dificuldade devido a alta temperatura e o forte cheiro de enxofre.

Jayme José de Oliveira

cdjaymejo@gmail.com Cirurgião-dentista aposentado  

Comentários

Comentários