Estudantes de Santa Catarina visitam oficinas pedagógicas de Imbé

Nesta segunda-feira (10), Imbé recebeu uma visita especial. As alunas do 2° semestre do Curso de Pedagogia da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), de São João do Sul, estiveram visitando o trabalho realizado pela Secretaria de Educação e Cultura nas Oficinas Pedagógicas das escolas de Imbé. Ao todo, 25 alunas acompanhadas do professor e coordenador da Unisul, Adriano Caldeira participaram da visita.

Pela manhã, o grupo esteve na Escola Santa Catarina Anexo. Lá, a oficineira, professora Elizete, explicou sobre o funcionamento da Oficina. Como é feita a alfabetização dos alunos, utilizando-se de joguinhos, alfabetos criativos, atividades que despertam a percepção, identificando o aluno quanto à sua necessidade educacional. Explicou sobre a forma como confeccionam os materiais, com a utilização de materiais simples, mas que despertam grande interesse nos alunos, pois trabalham de maneira lúdica e prazerosa, valorizando as inteligências múltiplas.

Após a estada no Santa, as alunas da Unisul, foram visitar o espaço educacional da Manoel Mendes. A oficineira, professora Carla, explicou sobre o cronograma das aulas, das avaliações, com jogos e materiais confeccionados pelas próprias professoras. Na Biblioteca, a professora Varlei explicou ao grupo sobre a metodologia que utiliza para contar as histórias para as crianças. Ela prefere contar as histórias, fantasiando-se de personagens clássicos, como a chapeuzinho vermelho, para despertar uma maior atenção dos alunos.

Na Escola Norberto Martinho Cardoso, as professoras visitaram a Oficina de Materiais Recicláveis, o Laboratório de Informática e a Horta. Na Oficina, o professor Ilso Mesquita mostrou ao grupo como utilizar-se de coisas simples para despertar a criatividade do aluno. Jogos que despertam a coordenação, a inteligência do educando.

A diretora, Santina Euzébio, mostrou as atividades realizadas nas oficinas pedagógicas e na horta da escola.

As alunas da Unisul ficaram encantadas com as Oficinas Pedagógicas das Escolas de Imbé. Principalmente quanto à quantidade e variedade de materiais para o educador poder trabalhar com o educando.

A tarde, o grupo visitou o CECLIMAR, onde conheceu o Museu e o Mini-zoo.

Comentários

Comentários