Eu, porém vos digo… – Por Dom Jaime Pedro Kohl

dom

Depois das bem-aventuranças e da exortação a sermos sal da terra e luz do mundo, Mateus, deixa claro que Jesus não veio abolir a Lei e os Profetas, mas dar-lhe pleno cumprimento e categoricamente acrescenta: “se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vos não entrareis no Reino dos Céus”.

O evangelista sempre relaciona a prática da Lei com a justiça, mostrando que a proposta do Evangelho não se reduz a uma mera observância exterior dos mandamentos, mas tudo deve ser acompanhado com um espírito novo: o amor cristão.

A cada mandamento acrescenta: “mas eu vos digo”. Ao “Não matarás!” Eu vos digo: “todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser a seu irmão ‘patife’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado no fogo do inferno”.

Jesus não diminui a exigência do respeito pela vida, mas a radicaliza. Existem muitas formas de “matar” o irmão. Não só no sentido físico, mas toda vez que denegrimos, caluniamos, deturpamos a imagem ou desprezamos o irmão, estamos sendo injustos e matando sua vida. Não compete a nós julgar. Se podemos fazer algo que seja para sua conversão.

 ‘Não cometerá adultério’. Eu, porém vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

Claro que isso que Jesus diz aos homens vale também para as mulheres. Podemos achar que esteja exagerando e passando dos limites. Mas, se pensarmos bem, percebemos como isso faz sentido. O mal não vem de fora, tem sua origem no coração humano. É dali que partem suas maquinações e maldades. Precisamos saber vigiar nosso coração e nutri-lo de coisas sadias que enaltecem o ser humano.

 Não jureis falso. Eu, porém, vos digo: ‘não jureis de modo algum’. Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’ e o vosso ‘não’: ‘Não’.

A importância da sincera motivação em tudo o que fazemos. A verdade é sempre a melhor opção e não precisamos recorrer a subterfúgios para nos justificar. Quem tem a consciência limpa não tem o que temer. “Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!”

Sabemos que esse homem “sem pecado” não existe. Mas, existem sim, pessoas retas, honestas, bem intencionadas, que na lei do Senhor Deus vão progredindo.

Que Deus nos conceda a graça de estar entre estas!

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

Comentários

Comentários