Falcão-americano ferido é resgatado pela Patram no Litoral

Uma equipe da Patram de Tramandaí efetuou o resgate de uma ave da espécie Quiriquiri, no Balneário Quintão, município de Palmares do Sul.

O caso ocorreu neste sábado (09).

O animal estava com a asa quebrada.

Após a captura ela foi entregue no CERAM em Imbé para reabilitação.

O falcão-americano ou quiriquiri (Falco sparverius) é uma espécie de falcão encontrado por todo o continente Americano.

Mede de 23 a 27 cm de comprimento e pesa de 85 a 140 gramas.

O macho é cinza azulado no alto da cabeça e asa, enquanto as costas e a cauda são marrom avermelhado, finamente estriadas de negro. Uma larga faixa negra sub terminal na cauda e ponta branca.

As partes inferiores são brancas, com pontos negros no peito e barrigas, mais densos nos lados do corpo. Possui um desenho de lágrima, negra, abaixo do olho; uma outra linha vertical no lado da cabeça e um ponto negro na nuca.

A fêmea têm as costas e asas marrom avermelhada, com as estrias negras finas, sem o cinza azulado do dorso do macho ou a faixa negra subterminal na cauda. As partes inferiores são de tom marrom alaranjado claro, com riscos finos, verticais e negros, sem o padrão de pontos do macho. O desenho e cores da cabeça são iguais.

Os filhotes já saem do ninho com a plumagem do sexo correspondente.

Alimentação

Caça a partir de poleiros fixos, naturais ou artificiais (como os fios ao longo da estrada) mesmo em ambientes urbanos.

Durante a caça voa a pouca altura do solo, o que facilita a observação desta ave. Além de apanhar a presa a partir do poleiro, também costuma “peneirar” (vôo no mesmo lugar).

Alimenta-se de lagartos e grandes insetos; ocasionalmente, apanha roedores, pequenas cobras e pequenas aves.

A presa é capturada e morta no solo, sendo carregada depois para o poleiro.

Reprodução

Nidifica em ocos de árvores, cavidades feitas por pica-paus, buracos em barrancos e até em cupinzeiros. A fêmea põe até 4 ovos que choca de 27 a 32 dias. Os filhotes voam entre 29 e 31 dias de vida.

Hábitos

Ocupa áreas semi-urbanizadas, margens de estradas e ambientes abertos, produzidos pela atividade humana. Nas áreas naturais, está na região de campos e de cerrados, evitando as matas, cerradões e formações de vegetação adensada. É muito ativo durante todo o dia, principalmente durante o período de reprodução.

Distribuição Geográfica

Desde o Alasca e Norte do Canadá até à ponta Sul da América do Sul (Terra do Fogo), em todo Brasil, exceto em florestas.

Com informações do Wikipédia.

Quer receber as principais notícias em seu WhatsApp? Clique aqui.

Comentários

Comentários