Feira em Torres oferece o autêntico sabor da agroindústria familiar

Feira em Torres oferece o autêntico sabor da agroindústria familiar
Espaço junto à Praça XV de Novembro vai atender ao público de 31 de janeiro a 4 de fevereiro – Foto: Sofia Wolff/Especial Palácio Piratini

O autêntico sabor da colônia será levado a Torres entre esta quarta-feira (31) e 4 de fevereiro. A Feira Estadual da Agricultura Familiar – Sabor Gaúcho chega à sua sexta edição e receberá veranistas em estandes montados na Avenida Itapeva, junto à Praça XV de Novembro, no Centro de Torres. Para o evento, a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) viabilizou a montagem de 57 espaços para as agroindústrias familiares.

A feira é uma realização conjunta entre a SDR, a conveniada Emater RS, a prefeitura de Torres, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag RS), com apoio do Sicredi. O suporte a eventos como o de Torres é uma estratégia da SDR para estimular a comercialização da produção das agroindústrias familiares que fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf).

“O Estado entende que as agroindústrias familiares têm grande potencial para contribuir com o desenvolvimento e a sucessão rural”, afirmou o secretário da SDR, Tarcisio Minetto. “A feira é uma vitrine dos bons produtos da agricultura familiar e oferece aos consumidores o que de melhor é produzido no campo”, garantiu.

Em Torres, os visitantes encontrarão itens como queijos, salames, geleias, biscoitos, doces, sucos naturais, bolos, cucas, pães, vinhos, erva-mate, cuias, cachaça, mel, flores, plantas e artesanato. Os empreendedores familiares deverão, ainda, apresentar produtos novos e inovações. A novidade é a programação cultural, organizada pela Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura do município.

Feira em Torres oferece o autêntico sabor da agroindústria familiar

Para participar das feiras apoiadas pela SDR, as agroindústrias devem participar do Peaf, que oferece uma gama de serviços para os empreendedores, como qualificação técnica, incentivos financeiros para melhorias, ampliações, compra de equipamentos e reformas, visando à legalização e à assistência técnica nas questões sanitárias, ambientais e tributárias. Após a inclusão no Peaf, o empreendimento está habilitado para solicitar a autorização de uso do selo Sabor Gaúcho em seus produtos. O selo é sinônimo de produção oriunda da agricultura familiar.

SERVIÇO

O quê: 6ª Feira Estadual da Agricultura Familiar – Sabor Gaúcho

Quando: De 31 de janeiro a 4 de fevereiro

Onde: Avenida Itapeva, junto à Praça XV de novembro, em Torres

Itamar Pelizzaro

Comentários

Comentários