Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo mantêm cultura açoriana em Osório

Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo mantêm cultura açoriana em OsórioO domingo é o ponto alto da festa religiosa em Louvor ao Divino Espírito Santo. Com atividades em andamento desde o dia 12 março, a programação encerrou com grandeza e o envolvimento de fiéis que motivados pela fé, agradecem as bênçãos e graças alcançadas e renovam os pedidos de proteção invocando o Divino Espírito Santo. Pela manhã, integrando a programação ocorreu a Missa na Catedral Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo Padre Hilário Sozo, com a presença de um público expressivo.

O prefeito Eduardo Abrahão que conduziu a bandeira do município até ao altar, ao lado da primeira-dama Soraia Abrahão que levou uma bandeira do Divino, afirmou que Osório tem como uma de suas características a religiosidade, com três grandes festas, a do Divino, do Rosário e a de Nossa Senhora da Conceição. “A religiosidade é muito importante para todos nós e o poder público sempre vai estar aberto a todas as religiões para que juntos possamos fazer o melhor em prol do município, valorizando o ecumenismo”.

O padre Hilário salientou que a Igreja viva e guiada pelo Espírito Santo é o que mos move e nos santifica. “Deus é o criador, Jesus, o revelador e o Espírito Santo o santificador. A Festa do Divino não é só religiosa e sim cultural e tivemos na última semana, após a missa, lindas  apresentações. Fizemos questão de trazer a bandeira do município nesta celebração em gratidão ao apoio da Prefeitura/Jogue Limpo através da Cultura, representada pelo prefeito Abrahão e a primeira-dama Soraia. Queremos abranger todas as culturas e religiões. A Festa do Divino é de Osório, é a festa da Unidade na diversidade. Que o Espírito Santo nos ilumine”, destacou.

O final da Missa foi marcado por agradecimentos aos casais festeiros Lauro Meregalli/Leni de Lourdes Sosin Meregalli e Cláudio Renato de Souza/Jandira Pelissoli de Souza, Tropeiros do Divino, Folia do Divino, festeiros, casais de apoio, noveneiros, padre Hilário, Bispo Dom Jaime Pedro Kohl, ao Poder Público Municipal – prefeito Abrahão; primeira-dama Soraia Abrahão, à Cultura – Adriana Sperandir, Liége Ferreira Regina Navaro, aos alunos do 8º ano da EMEF Osvaldo Amaral pelo trabalho feito sobre a Festa do Divino – com base na pesquisa do historiador e escritor Pascoalino Lopes Ribeiro (in memoriam) e a comunidade osoriense que participou da programação.

Em meio a fé e gratidão após entrega de mimos aos casais festeiros 2017 foi anunciado o casal festeiro da festa de 2018, José Ribeiro da Silva e Eni Martins da Silva.

Ao meio-dia teve almoço festivo no Salão Paroquial. A programação da Festa em Louvor ao Divino, promovida pela Paróquia e Catedral Nossa Senhora da Conceição com apoio da PMO/Jogue Limpo, através da Assessoria de Cultura e Juventude, encerrou às 20h30min com apresentação da Orquestra Municipal Sinfônica de Imbé, na Catedral.

Comentários

Comentários