DSCF5980Fiéis lotaram a Missa do Crisma que foi realizada na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Capão da Canoa, na Quarta-feira Santa (1º/4), às 19h, presidida pelo Bispo Dom Jaime Pedro Kohl e contou com a participação de um grande número de fiéis, sendo concelebrada pelos sacerdotes da Diocese de Osório.

Tradicionalmente, a missa do Crisma, ou Missa dos Santos Óleos, é realizada na Quinta-feira Santa pela manhã, mas, desde 2014, a Diocese de Osório, realiza a missa na Quarta-feira santa para oportunizar que mais pessoas possam participar da celebração. Outra iniciativa diocesana é, a cada ano, realizá-la em uma paróquia diferente.
A cerimônia é dividida em dois momentos. Um, é a renovação das promessas sacerdotais dos padres, realizada na presença do bispo e diante dos fieis. O segundo momento é a bênção dos óleos, usados na crisma, batismo e unção dos enfermos.

Durante a celebração o Bispo fez a bênção dos Santos Óleos e do Sagrado Crisma. Os Óleos, bentos neste dia, serão administrados nas comunidades por ocasião do Batismo, da Crisma, da Unção dos Enfermos e nas Ordenações Sacerdotais (presbiterais e episcopais).

Após a Homilia foi feita a Renovação das Promessas Sacerdotais e, em seguida, a Benção dos Óleos e a Consagração do Crisma. Foram colocadas à frente do altar mesas para receberem os jarros de óleo, que foram conduzidos em procissão.

Significado dos Santos Óleos:

Óleo do Crisma: É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem (diaconato e sacerdócio). A cor que representa esse óleo é o branco. Assim, a ampola que o contém é revestida de um véu branco.

Óleo dos Catecúmenos: Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo. Este óleo significa a força de Deus que penetra no catecúmeno (como o óleo que penetra em seu coração), o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor do véu, que reveste a ampola ou o vaso que o contém, é vermelha.
Óleo dos Enfermos: É usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação na doença, para o fortalecimento da pessoa a fim de enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A cor do véu, que cobre a ampola, é roxa.

Durante sua homilia oBispoafirmou que não existe amor maior do que o de Deus, e que o maior exemplo desse amor é o Cristo crucificado. “Estamos dentro da semana da unção, uma semana rica liturgicamente da palavra de Deus, de sinais, de sacramento e nos apontam para a bonito ideal da vida em comunhão com nosso Deus e Senhor”, afirmou. Ao final, Dom Jaime deixou uma mensagem aos fiéis. “Vivamos esse tempo pascal com disposição, confiança, alegria e com gratidão perante a Deus que nos ama sempre, no amor eterno e no amor infinito”, disse.

Janaina Mengue

Comentários

Comentários