Golfinhos são avistados no Litoral Gaúcho

swd
Golfinhos foram avistados perto da Ilha dos Lobos, em Torres | Foto: Paulo Ott / Gemars

Mais de 500 golfinhos foram avistados próximo à Ilha dos Lobos, em Torres, na manhã desta quarta-feira.

A espécie, por apresentar diversas pintas no corpo e ocorrer apenas no Oceano Atlântico, é conhecida pelos pesquisadores por golfinho-pintado-do-Atlântico. Embora já registrado anteriormente na costa gaúcha, chamou atenção dos pesquisadores o tamanho do grupo avistado. Possivelmente, é o maior já registrado em águas brasileiras.

“Como a espécie tem preferência por águas mais tropicais, o registro certamente tem relação com as águas quentes da Corrente do Brasil, registrada com mais força no litoral gaúcho neste início de ano”, destaca o professor da Universidade Estadual do RS e presidente do Gemars, Paulo Henrique Ott, que estava procurando baleias Orca quando avistaram o cardume.

O Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul – GEMARS é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 1991, que tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas científicas e programas de educação ambiental, relacionadas à conservação das espécies de mamíferos aquáticos, assim como de seus ambientes naturais.

As informações são do Correio do Povo

Comentários

Comentários